Compartilhe este texto

Policiamento é reforçado para temporada turística de cruzeiros no Amazonas

Por Portal Do Holanda

28/11/2018 14h21 — em
Policial


Divulgação Polícia Militar

Manaus/AM - Com a abertura da temporada de cruzeiros, tendo o Amazonas como principal destino turístico do Norte do País, e com as proximidades das festividades de fim de ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) reforçou o policiamento específico para atender turistas nas áreas aeroportuárias e a zona central de Manaus.

Atualmente, em torno de 30 policiais militares fazem parte da Polícia Turística (Politur), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com treinamento específico para o atendimento de ocorrências envolvendo turistas que visitam o Amazonas e chegam pela capital amazonense. Eles atuam diretamente com os turistas que desembarcaram em Manaus, por exemplo, durante a temporada de cruzeiros que iniciou no último dia 17 e segue até abril de 2019.

Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), neste período, aproximadamente 15 navios transatlânticos de pequeno, médio e grande porte devem ancorar no Amazonas, com aproximadamente 18 mil turistas. De acordo com o comandante da Politur, tenente PMAM Jorge Barreto, os policiais militares que atuam no atendimento aos turistas são bilíngues e poliglotas com fluência nos idiomas inglês, francês, espanhol e japonês. “O turista possui suas peculiaridades por não conhecer a região, assim, exige dos órgãos estaduais uma atenção especial. Principalmente na obtenção de informações dos órgãos de Segurança Pública, da Polícia Militar via Companhia de Policiamento Turístico. Por isso, tentamos prestar o serviço na língua estrangeira desejada, facilitando a comunicação”, explicou.

A Politur atua cotidianamente no Largo São Sebastião, no Centro, e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no bairro Tarumã, zona Oeste. “Durante a temporada de cruzeiros, também atuamos na Praça da Matriz, na área do Relógio Municipal, e no Mercado Adolpho Lisboa, todos no Centro, além de termos uma viatura específica para o atendimento de turistas no patrulhamento das áreas turísticas também no Centro”, disse o tenente.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial