Compartilhe este texto

Líderes do MST são mortos a tiros por encapuzados em acampamento

Por Portal Do Holanda

09/12/2018 16h24 — em
Brasil



PARAÍBA - Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), foram assassinados a tiros na noite do último sábado(8), em um acampamento na cidade de Alhandara(PB).

Segundo o Folha de S.Paulo, testemunhas informaram que dois homens com cabeças cobertas por camisas invadiram o local, na hora do jantar, e pediram para outros se afastarem. Em seguida, efetuaram disparos apenas contra as vítimas.

A polícia trabalha com hipótese de execução, os suspeitos fugiram e não foram identificados até o momento. Rodrigo e José eram coordenadores do acampamento Dom José Maria Pires, localizada em uma área invadida em julho de 2017. Cerca de 450 famílias vivem no terreno que pertence à Fazenda Garapu, do grupo Santa Tereza.

Em nota, o MST pediu justiça pelo crime. Veja na íntegra:

“O que seria deste mundo sem militantes? Como seria a condição humana se não houvesse militantes? Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e não se equivoquem. Não é isso. É que os militantes não vêm para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos". (Ex-presidente Uruguaio, Pepe Mujica)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB) perde nesta noite de sábado (8) por volta das 19h30 dois militantes: José Bernardo da Silva, conhecido por Orlando, e Rodrigo Celestino foram brutalmente assassinados por capangas encapuzados e fortemente armados. Isso demonstra a atual repressão contra os movimentos populares e suas lideranças. O ataque aconteceu no acampamento Dom José Maria Pires, no município de Alhandra na Paraíba. Área da Fazenda Garapu, pertencente ao Grupo Santa Tereza, ocupada pelas famílias em julho de 2017.

Exigimos justiça com a punição dos culpados e acreditamos que lutar não é crime. Nestes tempos de angústia e de dúvidas sobre o futuro do Brasil, não podemos deixar os que detém o poder político e econômico traçar o nosso destino. Portanto, continuamos reafirmando a luta em defesa da terra como central para garantir dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Justamente dois dia antes das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, são assassinados de forma brutal dois trabalhadores Sem Terra. Neste sentido, convocamos a militância, amigos e amigas, aos que defendem os trabalhadores e trabalhadoras, denunciar a atual repressão e os assassinatos em decorrências de conflitos no campo.

Solidariedade à família de Orlando e Rodrigo.


Direção do MST – PB

Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: líderes, mortes, MST, Brasil

+ Brasil