Compartilhe este texto

13ª edição do Festival de Teatro da Amazônia inicia nesta quinta-feira

Por Portal Do Holanda

11/12/2018 14h22 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

Manaus/AM - O 13º Festival de Teatro da Amazônia inicia nesta quinta-feira (13/12), a partir das 18h, no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. O evento, que terá entrada gratuita, vai até 17 de dezembro e contará com duas mostras não competitivas – “Jurupari” e “Teatralidades”, oficial e paralela, respectivamente.

O FTA 2018 terá programação no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Palácio da Justiça e Les Artistes Café Teatro.

Quatro espetáculos fazem parte do primeiro dia de evento. Da mostra “Teatralidades”, a peça Clowtidiano, da Cacompanhia de Artes Cênicas, inicia a programação às 18h, em frente ao Teatro Amazonas. Em seguida, às 18h30, no jardim do Teatro, será encenada a peça “1960 – Título Interino” e, depois, “Recolon”, da Artrupe Produções, que será realizada na lateral do patrimônio histórico.

Às 19h30, acontece a cerimônia de abertura do festival e, às 20h, terá a apresentação do espetáculo convidado “A Ira de Narciso”, do Rio de Janeiro, com atuação de Gilberto Gawronski, finalista do Prêmio Shell 2018, no palco do Teatro. “Este ano, mudamos o formato das apresentações e não faremos apenas no palco principal. O objetivo é agregar ainda mais ao Festival para novos experimentos, novas possibilidades cênicas e também para termos mais ocupação”, explica o presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Douglas Rodrigues.

Além de apresentações e performances, o festival contará com oficinas e debates a respeito da programação. Neste ano, o FTA recebeu 41 inscrições de diversos estados – Paraná, São Paulo, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso – e do Distrito Federal. Do total, 21 projetos foram contemplados. A curadoria é formada pelas atrizes Lucélia Santos (RJ), Juliana Galdino (SP) e Narda Teles (AM).

Os espetáculos estão divididos para o público infanto-juvenil, que serão apresentados às manhãs, às 10h, e para o público adulto, apresentados à noite (confira a programação completa ao final da matéria).

Oficinas – Entre os dias 14 e 17 de dezembro, às 14h, serão realizadas oficinas gratuitas no Centro Cultural Palácio da Justiça. São elas: “Oficina de introdução a dublagem com Marli e Letícia Bartoletto”, Oficina Make kids, Geraldo Lamgbeck, e “Oficina Alfred Jarry, a Patafísica e seus reflexos no Teatro do Absurdo”, com Jorge Bandeira. “Esta é a primeira vez que teremos uma oficina de dublagem e com nomes de peso. Marli Bortolleto imortalizou a voz da Mônica, de Maurício Souza, no desenho animado, e também já atuou na dublagem de diversas animações e até para personagens de videogames. Vai ser uma ótima oportunidade. A Letícia, filha de Marli, também é dubladora e já atuou em animes e videogames”, destaca o presidente da Fetam.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural