Compartilhe este texto

Polícia diz que vai ouvir João de Deus hoje na prisão

Por Portal Do Holanda

09/01/2019 9h10 — em
Policial


Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O médium João de Deus, preso e denunciado por crimes sexuais durante tratamentos espirituais, será ouvido nesta quarta-feira (9) pela Polícia Civil, informou a assessoria de imprensa da corporação. O depoimento, segundo o comunicado, deve ocorrer dentro do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, onde o líder religioso está preso desde dezembro.

Segundo o G1 Goiás, conforme nota divulgada pela corporação, o depoimento deve ocorrer no âmbito do inquérito sobre a posse ilegal de armas de fogo encontradas na casa dele durante buscas. Esta será a primeira vez que o médium é ouvido depois que a delegada Karla Fernandes assumiu a coordenação das investigações. Segundo a corporação, este inquérito deve ser finalizado nesta quarta-feira e remetido ao Judiciário.

João de Deus já teve prisão decretada por esse crime e, neste caso, a Justiça determinou prisão domiciliar. O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) recorreu desta decisão e o Tribunal de Justiça ainda não havia decidido sobre o caso até às 10h40 desta quarta-feira.

Outra investigação em andamento pela força-tarefa é se João de Deus pode responder ainda pelo crime de estelionato, já que foram apreendidas em endereços ligados a ele pedras que parecem preciosas.

“Ele usaria pedras não preciosas e venderia como se fossem. Então, havendo um laudo que diz que essas pedras não são preciosas, poderia configurar o estelionato identificando essas vítimas que adquiriram [as pedras]”, afirmou.

Em nota, a Polícia Civil informou que "a perícia em objetos apreendidos, como pedras preciosas e notebook ainda está sendo realizada" e que "o resultado dos laudos será determinante para os próximos passos nas investigações".

Advogado do médium, Alberto Toron disse que desconhece queixas de que seu cliente "vendesse gato por lebre". "As pedras a serem avaliadas podem não ser valiosas, mas isso não indica, automaticamente, a prática de estelionato", completou.

O médium está preso desde o dia 16 de dezembro de 2018 no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Ele foi denunciado pelo MP-GO no dia 28 de dezembro por quatro crimes que englobam fatos investigados pela Polícia Civil e pelo próprio MP: dois por violação sexual mediante fraude e dois por estupro de vulnerável.

Na segunda-feira (7), a defesa de João de Deus entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), contra decisão monocrática do ministro Nefi Cordeiro de manter o médium preso. Advogado do investigado, Alberto Toron disse que entende que a decisão de negar o seguimento do habeas corpus “representa um equívoco”.

O médium tem ainda um habeas corpus tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF), que não havia sido julgado até as 19h40 desta terça-feira. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra a concessão do habeas corpus dele em duas manifestações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, João de Deus, polícia, Policial

+ Policial