Compartilhe este texto

Saiba como identificar rinite e sinusite durante mudança do tempo em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/03/2024 11h10 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Quem mora no Amazonas está acostumado com a mudança brusca de temperatura ao longo do dia. Com o termômetro marcando 23ºC ao amanhecer e chegando aos 35ºC nas horas mais quentes, quem sofre com rinite e sinusite, com certeza, tem muita história para contar. Mas, afinal, é possível fazer algo para amenizar essas crises?

De acordo com o otorrinolaringologista Eduardo A. Younes, da Hapvida NotreDame Intermédica, primeiro é preciso entender quais são os sintomas das doenças e diferenciá-los.

“Na rinite, apresentam mais frequentemente a coriza, espirros, prurido e obstrução nasais. Na rinossinusite, apresentam obstrução nasal, secreção amarelo-esverdeada, dor em região frontal e atrás dos olhos, podendo ser em toda face. Pode também vir com tosse ao deitar principalmente”, descreve.

Segundo o especialista, alguns motivos podem ser a chave para que essas crises se desencadeiem e que as formas de tratamento são específicas para cada caso. “Rinite são causas alérgicas que inicia o quadro: poeira, fumaça, mudanças climáticas, cheiros fortes, como de perfumes, produtos de limpeza, pelos de animal, pólen. É importante tratar com antialérgicos e higiene ambiental relacionada”, disse.

Já quadros de sinusite podem se iniciar de um quadro de rinite em evolução sem melhora, de um quadro de gripe ou de Infecções de Vias Aéreas Superiores (Ivas). “Se combate com antibióticos e sintomáticos. Ambas após avaliação médica”, explicou Younes.

Além dos cuidados com higiene, alguns outros métodos são cruciais para o controle das rinites e sinusites, como: evitar tabagismo e contato com a fumaça do cigarro; manutenção periódica de sistemas de ar-condicionado; evitar objetos que acumulem pó e poeira, como cortinas, tapetes, pelúcias; e manter o ambiente sempre arejado.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 pronto atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar