Compartilhe este texto

Ficar estressado pode levar seu coração ao colapso. Saiba mais

Por Portal Do Holanda

08/10/2018 10h21 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Evitar discussões e estresses faz muito bem à saúde, caso contrário você pode ter uma crise de estresse agudo que pode levar a um evento cardíaco.

O cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral, explicou ao Notícias ao Minuto que quando se torna frequente e exagerado, o estresse pode resultar em arritmias, insuficiência cardíaca e até em um infarto do miocárdio. Isso porque, fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina, que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre de estresse, no Brasil cerca de 80% da população é afetada pelo problema.

O especialista explica que a forma como lidamos com o estresse dita o “compasso” dos batimentos cardíacos, ou seja, como reagimos a uma situação estressante, pode alterar diretamente o funcionamento do coração, desencadeando doenças cardiovasculares e metabólicas.

“Mudar a maneira de agir diante de um evento estressante pode ser fundamental para evitar um infarto, por exemplo. Durante a crise de estresse, a pessoa pode apresentar sintomas como falta de ar, coração acelerado e transpiração excessiva e por isso, ao notar a recorrência desse tipo de comportamento, é recomendado procurar um especialista e fazer um acompanhamento com um cardiologista e um psicólogo”, finaliza Sobral.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar