Compartilhe este texto

Quando a cunhã parou o trânsito e mobilizou autoridades


Por Elizabeth Menezes

23/04/2024 20h21 — em
Ombudsman



Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, terceiro lugar no BBB24, retornou ao Amazonas na manhã do sábado 20, quando recebeu calorosa recepção de fãs já no aeroporto Eduardo Gomes. Junto com os admiradores, os bois Garantido e Caprichoso, rivais quando se enfrentam no festival de Parintins, porém juntos na torcida por Isabelle, que seguiu em carreata até o centro de Manaus. Ali, nova recepção no Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas, quando também concedeu entrevista coletiva. No domingo à tarde, Isabelle desembarcou em Parintins (a 369 km de Manaus) onde, além de, digamos, parar a cidade, recebeu o título de Embaixadora do Folclore de Parintins. A nomeação partiu do prefeito Bi Garcia (PSDB). E na segunda-feira 22, Isabelle já estava de volta a Manaus, onde se encontrou com o governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito David Almeida (Avante). 

O governador recebeu Isabelle na sede do Governo, na manhã da segunda. O encontro foi marcado por um café regional, com direito a registros nas redes sociais. No período do confinamento no BBB24, Wilson Lima gravou vídeo pedindo voto da população a favor da cunhã. Durante o café, ele parabenizou Isabelle, por levar o Festival de Parintins ao reality da TV Globo. “ Mais uma vez, reforçarmos nossos parabéns pela trajetória no Big Brother Brasil, sempre exaltando nosso estado e divulgando o Festival de Parintins, que gera emprego e renda para tanta gente”, escreveu o governador nas redes sociais. E na segunda-feira à tarde, na agenda de Isabelle constava um encontro com o prefeito, quando ela conheceu o Mirante Lúcia Almeida, obra da prefeitura de Manaus, localizada no Centro da cidade e inaugurada no dia 5 deste mês.  David Almeida também foi um entusiasta da participação da cunhã no reality e “puxou mutirão de votação para a vitória da manauara da Globo”, conforme registrou o Portal do Holanda.

“Foi uma honra conversar com você e agradecer por tudo o que fez pelo nosso Amazonas. Você é luz, querida. Muito obrigado mais uma vez”, afirmou o prefeito, que aparece em imagens ao lado de Isabelle, numa área do Mirante Lúcia Almeida.  Em resumo, no fim de semana e o início desta, a dançarina Isabelle Nogueira ocupou generosos espaços na mídia, nas redes sociais, enquanto autoridades abriram espaço em suas respectivas agendas, para encontrá-la pessoalmente. Toda a movimentação de Isabelle após o retorno teve enorme destaque no noticiário local, no mesmo momento em que acomodações políticas, acertos e estratégias para a eleição de outubro estão acontecendo. No mesmo dia em que David Almeida se encontrou com Isabelle no Mirante Lúcia Almeida, por exemplo, vereadores aprovaram um pedido da prefeitura, para um empréstimo no Banco do Brasil, no valor de R$ 580 milhões. A aprovação, por 22 votos a 17, veio depois de dois meses de uma queda de braço entre o prefeito e a CMM (Câmara Municipal de Manaus). O dinheiro será investido em obras de infra-estrutura, esporte e lazer.

OUTRA MULHER NA DISPUTA PELA PREFEITURA?

Neste período de arranjos para viabilizar candidaturas à prefeitura de Manaus, os homens formam a maioria dos pretendentes. Nesta terça-feira 23, foi divulgado o nome de Natália Demes, presidente do PSOL), como pré-candidata. O partido, no entanto, apresentou mais dois nomes: Marcelo Amil e Thomas Barbosa. De acordo com o Portal do Holanda, onde a notícia pode ser lida, o candidato será um dos três. “Natália confirmou ao Portal do Holanda, que o candidato será um entre os três”. A Coluna, que em diversas ocasiões tem sugerido pautas de política à Redação, até aqui sem muito sucesso, volta a bater na mesma tecla. Dessa vez, pode começar entrevistando Natália Demes. 

Neste espaço, também já foi lembrado, por diversas vezes, que Manaus nunca elegeu mulher para a prefeitura. Na eleição deste 2024, pelo menos três mulheres têm os nomes expostos para entrar na disputa pela cadeira de prefeito. Mesmo que nenhuma delas seja aprovada nas convenções partidárias, os veículos de comunicação têm obrigação de apresentá-las ao público em geral. E não apenas em pequenas notas, mas por inteiro, mostrando a biografia de cada uma. Além de ouvi-las em reportagens com espaço suficiente para que se expressem de verdade. 

Em outras circunstâncias e por outras formas, a cunhã-poranga Isabelle teve a vida, inclusive pessoal, mostrada para todo o Brasil, durante a sua permanência no BBB24. Por outro lado, ninguém discorda de que ela, ao falar sobre o Festival de Parintins e usar linguajar dos amazonenses, acabou “vendendo” muito bem a cultura local e por isso merece todos os elogios. Portanto, não há como negar a importância de o eleitor conhecer muito bem o futuro prefeito ou prefeita de Manaus. E ninguém melhor para fazer isso do que os veículos de comunicação da capital. 

É mais uma sugestão para a Redação deste portal.

Siga-nos no
Elizabeth Menezes, jornalista formada pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas), repórter em jornais de Manaus, a exemplo de A Notícia, A Crítica e Amazonas em Tempo. Também trabalhou na assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.

E-mail: [email protected]

ASSUNTOS: Ombudsman

+ Ombudsman