Compartilhe este texto

Vacina pentavalente será disponibilizada nas unidades de saúde de Manaus em horário ampliado

Por Portal Do Holanda

02/12/2019 21h13 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus informa que a partir de quarta-feira (4), a vacina pentavalente será disponibilizada exclusivamente nas dez unidades de saúde, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que funcionam em horário ampliado.

A nova estratégia está sendo adotada considerando a redução no número de doses da vacina que o Ministério da Saúde tem enviado ao município nos últimos meses. Enquanto a média mensal normal do abastecimento é de 20 mil doses, o último lote foi de apenas três mil doses.

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Concentrando a oferta do serviço nas dez unidades de saúde de horário ampliado e não em todas as 183 salas de vacina como é feito normalmente, a intenção da Prefeitura de Manaus é garantir que a população saiba onde poderá acessar o serviço com mais facilidade.

O responsável pelo abastecimento da vacina pentavalente é o Ministério da Saúde, porém o mesmo tem sido feito de forma irregular, em todo o Brasil, desde o mês de julho.

A vacina é adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e os lotes adquiridos foram reprovados em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo informações repassadas pelo Ministério da Saúde. Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios.

O sistema de vigilância em saúde do ministério monitora continuamente os estoques de vacinas, investiga o quantitativo distribuído aos estados e planeja, reabastecimento dos estoques de rotina, extrarotina e emergência.

 

Endereços

As dez Unidades de Saúde que funcionam em horário ampliado em Manaus, de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 12h, são:

 

Zona Leste

 

UBS Leonor Brilhante – av. Autaz Mirim, 8.004, bairro Tancredo Neves;

UBS Amazonas Palhano – rua Antônio Matias, s/nº, bairro São José;

UBS Alfredo Campos – rua André Araújo, s/nº, Zumbi 2.

 

Zona Norte

 

UBS Augias Gadelha – rua A, 15, Cidade Nova;

UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, s/nº, Santa Etelvina;

UBS Balbina Mestrinho – rua 17, 170, Núcleo 3, Cidade Nova.

 

Zona Oeste

UBS Leonor de Freitas – av. Brasil, s/nº, Compensa;

UBS Deodato M. Leão – av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.

 

Zona Sul

UBS Dr. José Rayol – av. Constantino Nery, s/nº, Chapada;

UBS Morro da Liberdade –  rua São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade.

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, pentavalente, serviço, VACINA, Amazonas

+ Amazonas