Compartilhe este texto

Unidades de Saúde Móveis devem atender 18 mil pessoas em Manaus

Por Portal Do Holanda

09/01/2020 15h45 — em
Amazonas



Manaus/AM - Por mês, pelo menos 18 mil pessoas vão ter acesso aos serviços de saúde do município com as quatro novas Unidades Básicas de Saúde Móveis, que começam a funcionar em fevereiro. “As UBSs Móveis estão capacitadas para atender toda a família”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto, nesta quarta-feira, 8/1, ao conferir as novas estruturas que vão atender, preferencialmente, populações de áreas de vazios assistenciais, mas que também se somam aos recursos e ferramentas da Prefeitura de Manaus, para ampliar a cobertura em áreas que já possuem o serviço.

“É a última palavra em matéria de UBS móvel. Ela nos credencia a recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), nos estimula a melhorar cada vez mais e se junta ao nosso projeto de Escola Municipal de Saúde, que está nos rendendo muitos percentuais positivos, a cada mês, com crescimento no atendimento básico”, disse o prefeito. “Elas vêm para somar”, completou.

O prefeito também destacou que nesse modelo atual, além de todas as vantagens, a melhoria da cobertura e o atendimento digno à população acrescenta a vantagem aos cofres municipais, que passam a receber recursos do SUS para a sua manutenção. “As carretas não traziam dinheiro do SUS, essa traz. Isso é importante porque alivia o nosso caixa. O modelo de atendimento também é diferenciado”, explicou.

As quatro unidades, que devem ser entregues até o fim de janeiro, são autossustentáveis, dotadas de recursos como gerador próprio e serviço de coleta e tratamento de dejetos, além de oferecer comodidade aos usuários, como sala de espera, consultórios e salas de exames adequados, equipados e refrigerados, além de consultório odontológico.

Juntas, elas terão capacidade para realizar 18 mil atendimentos mensais, entre consultas médicas (200 por dia cada); exames de ultrassonografia (80 por dia cada); 150 atendimentos por dia em farmácia básica, cada; odontologia (90 por dia cada); coleta de preventivo (180 por dia cada); vacinas (240 atendimentos); entre outros. Seguindo os critérios para definição dos atendimentos, serão priorizadas as zonas Norte, Leste e Oeste.

Categorias das UBS

As UBSs Móveis estão divididas em dois tipos – 1 e 2. As duas do tipo 1 são compostas por consultório médico, sala de ultrassonografia, farmácia, sala de esterilização e consultório odontológico com dois gabinetes. As do tipo 2 possuem consultório médico, sala de ultrassonografia, farmácia e consultório de enfermagem.

O novo modelo assistencial terá ampla carteira de serviços, incluindo consultas de médicos e enfermeiros em puericultura, pré-natal, diabetes e hipertensão e outros, atendimento em odontologia, em enfermagem (curativos, retirada de pontos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar etc.), dispensação de medicamentos, exames preventivos de colo uterino.

Readequação das casinhas

Ainda durante a visita às UBSs Móveis, o prefeito Arthur Neto anunciou que as antigas “casinhas de saúde”, que atendiam ao Programa Médico da Família e que não recebem recursos do SUS, estão sendo readequadas para funcionar como Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“São 60, queremos colocá-las para funcionar adequadamente. Até o final do meu governo não sei quantas poderemos fazer, mas já estamos com seis delas sendo readequadas”, disse o prefeito. “Nossa meta é chegar a uma cobertura de saúde básica que, somado aos percentuais oferecidos pela iniciativa privada, cheguem muito próximo aos 100%. Não é fácil, mas vamos nos aproximar o máximo possível disso”, declarou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: consultas, curativos, exames, Prefeitura de Manaus, saúde, UBS móveis, Amazonas

+ Amazonas