Compartilhe este texto

Para evitar filas de madrugada, marcação de consultas e exames do SUS é inovado no Amazonas

Por Portal Do Holanda

07/06/2018 20h28 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam em atendimento em qualquer unidade de saúde – do município ou estado – e que precisem de consultas ou exames especializados, poderão fazer a solicitação online, com um novo formato de agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Em testes desde o início dessa semana, o novo processo de trabalho, foi apresentado na manhã desta quinta-feira(7), pelos secretários municipal e estadual de Saúde, Marcelo Magaldi e Francisco Deodato, respectivamente.

O objetivo da mudança é proporcionar o funcionamento integral do Sisreg, reduzindo filas e o tempo de espera para a realização dos procedimentos. "A partir de agora, o sistema Sisreg está sendo programado obedecendo a novos parâmetros. Isso democratiza e amplia o acesso, melhorando para o usuário, que não precisará mais ir para as unidades ainda de madrugada para conseguir a consulta ou o exame. Isso passará a ser feito de forma automatizada. Estamos reduzindo a participação do operador, o próprio sistema fará esse agendamento”, destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Anteriormente, as unidades disponibilizavam, via Sisreg, apenas um determinado percentual das vagas. O restante era usado a critério de cada uma, o que acabava estimulando a geração de filas.

Núcleo

Para que o sistema funcione integralmente, foram estruturados os Núcleos de Regulação Ambulatorial (Nira) das unidades de saúde. A partir de agora, sempre que o paciente sair do consultório médico, deverá se dirigir ao profissional do Nira e solicitar a marcação online, no próprio local. A informação sobre data e hora do procedimento solicitado será feita por meio do telefone convencional ou celular que o usuário tiver indicado. O serviço de SMS também será utilizado para essa finalidade.

No caso dos agendamentos feitos na rede municipal existe, ainda, a possibilidade do usuário acompanhar o agendamento feito pela ferramenta online que a Semsa disponibiliza desde março deste ano, que pode ser acessado aqui.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: consultas, exames, marcação, Amazonas

+ Amazonas