Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Projeto Telesé usa humor regional para ensinar Língua Portuguesa a alunos

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM -  É possível aprender língua portuguesa fora da sala de aula? Para o professor Allan Santos, da Fundação Matias Machline (FMM),antiga Fundação Nokia, a resposta é sim. Junto com os alunos do segundo ano de Eletrônica da instituição, ele criou o Projeto Telesé, cujo objetivo é dar dicas de português de uma maneira diferente e divertida.

Na gíria amazonense, a expressão “telesé” é a contração da pergunta “Tu é leso, é?”, sendo usada tanto como demonstração de surpresa quanto para dizer a alguém que deixe de bobagem. No caso do material produzido por Allan e os estudantes, o nome Projeto Telesé é um convite bem-humorado para deixar de ser bobo e aproveitar a chance de aprender. Há um mês no ar, o conteúdo é publicado semanalmente no Instagram, no perfil @projetotelese.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Projeto "Telesé!" (@projetotelese) em

 

A Fundação Matias Machline, ex-Fundação Nokia, dá todo o suporte para que os alunos produzam o material do Telesé. A cada vídeo, os estudantes aproveitam situações cotidianas para ensinar a língua portuguesa. Entre as explicações, quando usar “senão” e “se não” e a diferença entre “mal” e “mau”, por exemplo.

De acordo com o professor Allan Santos, o Telesé vai ajudar não só os estudantes, mas todas as pessoas que seguirem o perfil no Instagram. A linguagem dos vídeos é de fácil entendimento e descontraída, para aproximar mais os alunos e o público do canal. “O projeto tem um grande potencial e visa voos mais altos, saindo de Manaus para o todo o Brasil”, conta Allan.

 

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

1 MINUTO NERD: Vamos falar de HQ's!?

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.