Compartilhe este texto

Prefeitura inicia ações de combate ao trabalho infantil e mendicância em Manaus

Por Portal Do Holanda

12/12/2018 20h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quarta-feira(12), um cronograma de atividades de sensibilização nos locais com maior incidência de trabalho infantil e mendicância, como semáforos e cruzamentos da cidade. A ação é idealizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e vai até o dia 29 de dezembro. Neste período de final de ano, aumenta a incidência de crianças e adolescentes nestes locais, principalmente por causa das férias escolares.

No primeiro dia de sensibilização foram flagradas apenas situações de mendicância, nas proximidades do bairro São Jorge, zona Oeste e Japiim, zona Sul. “Encontramos 16 crianças pedindo dinheiro, acompanhadas dos familiares. Desse total, 12 eram indígenas venezuelanos da etnia Warao e quatro de nacionalidade brasileira já acompanhadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI”, contou a gerente do PETI, Ketianne Mourão.

A ação tem caráter educativo e visa sensibilizar a população sobre a importância do combate ao trabalho infantil e mendicância, expressos sob a forma de comércio de produtos, limpeza de para-brisas, malabarismos e pedidos de ajuda.

Os locais das abordagens são escolhidos aleatoriamente para que as famílias sejam pegas em flagrante pela equipe de abordagem social do órgão.

Abordagem

O primeiro passo é identificar essas famílias para prestar todos os esclarecimentos sobre a prática ilegal do trabalho infantil e mendicância. “Na abordagem, quando possível, coletamos os dados dos envolvidos e depois acionamos o Conselho Tutelar para que sejam tomadas as medidas cabíveis, além de encaminhá-los para a rede de proteção composta pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Existem fatores que trazem esses indivíduos para as ruas e o trabalho social vem justamente desconstruir essa perspectiva”, explicou Ketianne Mourão.

Caso eles voltem a cometer essa ilegalidade, serão levados novamente ao Conselho Tutelar para que seja feito um relatório a ser enviado ao Juizado da Infância e da Juventude, pois eles estão desrespeitando o artigo 5° do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que diz: nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Canais de denúncia

A rede de proteção possui três canais de comunicação para quem sofrer ou conhecer qualquer situação de violação de direitos: Disque Direitos Humanos (0800 092 6644), Disque Denúncia (0900 092 1407) e Disque Direitos Humanos Nacional (100).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, mendicância, trabalho infantil, Amazonas

+ Amazonas