Compartilhe este texto

Para consumidor de Manaus, economia vai piorar mais

Por Portal Do Holanda

03/05/2019 15h50 — em
Amazonas



pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor Manauara realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) em abril  de 2019, com aplicabilidade em maio deste ano, detectou a disponibilidade para gastos com presentes no Dia das Mães, assim como a expectativa sobre a situação da economia, além da situação pessoal e familiar.

De acordo com a pesquisa, o manauara se dispõe a gastar até R$ 240 com a compra de presentes em comemoração ao Dia das Mães.

A disposição para o consumo por ocasião da homenagem às mães, no entanto, não tira a expectativa negativa acerca do desempenho da economia amazonense. Assim, 61,5% dos entrevistados esperam, nos próximos seis meses, que o desempenho da economia local seja um pouco ou muito pior do que no momento.

Já o pé de meia e a renda familiar para 56% dos respondentes, em comparação com seis meses atrás, permanece estabilizada.

Em conformidade com as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que detectou aumento do desemprego no Brasil, 93,3% dos consumidores que responderam à pesquisa do Ifpeam, consideram que conseguir um novo emprego continua muito mais difícil quando comparado ao mesmo período do ano passado.

A inflação deve se expandir para 96% dos consumidores entrevistados, que esperam ver preços mais altos dos produtos no próximo mês quando comparados com o mês atual.

Mas o consumidor não está pessimista apenas com a economia e a renda. A segurança também preocupa, pois 30% dos entrevistados relataram ter sofrido com assaltos durante o mês de março deste ano.

Fonte: Ifpeam


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: confiança, consumidor, dia das mães, economia, Manaus, presentes, Amazonas

+ Amazonas