Compartilhe este texto

Governo Federal inicia vacinação contra H1N1 no Amazonas e médico faz alerta

Por Portal Do Holanda

23/03/2019 10h30 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Teve início na última quarta-feira (20) no Amazonas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A vacinação acontece com antecipação de 21 dias em relação aos demais estados do país. Essa decisão se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza, desde fevereiro deste ano, no estado. Para se ter ima ideia, segundo dados de órgãos federais, em todo ano de 2018 foram registrados 17 casos e 3 óbitos por influenza no Amazonas, sendo 1 caso e 1 óbito por influenza A (H1N1). Já em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.

Embora a doença possua sintomas parecidos com o de uma gripe comum, o médico infectologista do Hapvida Saúde, Alexandre dos Santos Souza, dá dicas de prevenção da doença. De acordo com o especialista, qualquer pessoa não imunizada está sujeita a contrair o vírus da doença e entrar para a estatística no Amazonas. “É importante está em alerta para casos de gripe como um todo, pois, os sintomas entre a Influenza A e a gripe comum, iniciam de forma parecida, com febre, tosse, mialgia, artralgia, dor na garganta, coriza e obstrução nasal”, explica.

Por outro lado, alguns fatores de risco contribuem ainda mais para que a doença se torne fatal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dos 26 óbitos registrados por SRAG, 69% apresentavam fator de risco, com destaque para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas. E apenas 9 dos pacientes que evoluíram para óbito utilizaram em algum momento do atendimento o antiviral oferecido gratuitamente na rede pública e particular da capital e do interior. “Além disso, pessoas acima de 60 anos e abaixo de 5 anos devem ter atenção redobrada, assim como portadores de doenças imunossupressoras e hemoglobinopatias”, completa Alexandre.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação, segundo o Ministério da Saúde.

Prevenção

Entre as medidas de prevenção, é recomendado a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: h1n1, Amazonas

+ Amazonas