Siga o Portal do Holanda

Nos últimos 5 anos

Exército convoca militares que entraram em reserva para se apresentarem

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Todos os cidadãos brasileiros que prestaram o serviço militar inicial, ou que tenham servido como oficiais ou sargentos temporários (nesse caso incluindo também o segmento feminino) e que foram licenciados (deram baixa) nos últimos 5 (cinco) anos, no período compreendido entre 1º dezembro de 2014 a 30 novembro de 2018, deverão se apresentar em uma Organização Militar, de preferência  naquela onde prestaram o serviço militar.

O exercício marca a Semana do Reservista, em comemoração ao patrono do Serviço Militar – Olavo Bilac (1865-1918), e visa atualizar os dados pessoais dos reservistas, para o caso de eventual acionamento, bem como colocar em dia a situação militar daqueles que eventualmente estejam em débito.

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano em um quartel das Forças Armadas, bastando estar da posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

Como fazer a apresentação no EXAR?

1. Pessoalmente : no período de 9 a 16 de dezembro (de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30h).

2. Pela Internet : 1º de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu.

    A opção pela internet deve ser feita a partir dos seguintes endereços eletrônicos:

a)    Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.mar.mil.br/exar;

b)    No caso do Exército e dos Reservistas da Aeronáutica, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br

O Exército ressalta que os cidadãos que não possuem seus Certificados de Reservista em dia, não estando quites com suas obrigações militares, não podem confeccionar ou renovar passaporte, realizar matrícula em universidades, assinar carteira de trabalho, exercer o direito ao voto, entre outras prerrogativas. O convocado terá a sua falta ao trabalho abonada, no período de tempo que tiver comparecido ao quartel no dia de sua apresentação.

No caso particular do Exército, os quartéis localizados na área de abrangência da 12ª Região Militar (compreendida pelos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre), estão preparando ambientes receptivos para que os reservistas possam rever seus antigos colegas, pois mais do que cumprir um dever cívico é um momento de cultivar as amizades nascidas no berço do Serviço Militar.

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

HORA H: PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO AM, ANDRESON CAVALCANTE

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.