Compartilhe este texto

Estado investirá R$ 36,5 milhões na primeira Estação de Tratamento de Esgoto do Prosamim

Por Portal Do Holanda

14/11/2018 9h13 — em
Amazonas


Foto: Tiago Corrêa

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), assinaram na terça-feira (13), a ordem de serviço para o início da construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O principal objetivo é ajudar a resolver os problemas de saneamento básico da capital amazonense.

Serão investidos R$ 36.539.433, 08 para transformar a Estação de Pré-Condicionamento, localizada no bairro de Educandos, em uma ETE. O projeto estava engavetado desde 2003, quando o Prosamim foi criado. De acordo com Claudemir Andrade, coordenador da UGPE, era uma pendência histórica.

“Tirar a ETE do papel era um dos principais objetivos do governador Amazonino Mendes, que desde que assumiu o governo não mediu esforços para solucionar essa questão. Hoje, assinamos a ordem de serviço e abrimos caminho para acabar com uma grande pendência do Prosamim, que é a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto, que tem como função a destinação correta do esgoto”, comentou o coordenador da UGPE.

A ETE é o método mais utilizado, em várias esferas e dimensões, para tratar a água contaminada por microrganismos e bactérias, assim como os resíduos, antes de chegarem aos lagos ou rios. “A principio, a Estação do Educandos irá tratar 200 litros por segundo e irá beneficiar bairros das zonas sul, oeste e do Centro de Manaus. No próximo dia 21, será realizada a reunião de arranque, que irá detalhar tudo o que será necessário para o início da obra, que deve ser concluída em 18 meses”, comentou Tatiana Lachi, engenheira civil e fiscal de obra da UGPE.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: educandos, ETE, Manaus, Amazonas

+ Amazonas