Compartilhe este texto

Falta de saneamento básico é debatido durante Simpósio em Manaus

Por Portal Do Holanda

22/08/2017 14h06 — em
Amazonas



Manaus/AM- Com forte participação popular, além de importantes agentes da esfera pública e especialistas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) deu seguimento à discussão sobre a falta de saneamento básico e manejo dos corpos hídricos no Amazonas, na manhã dessa terça-feira (22). O encontro faz parte do simpósio “Igarapés de Manaus e Saneamento: Cenários e Perspectivas”, com objetivo de alertar a sociedade sobre o despejo correto de recursos sólidos, bem como apresentar alternativas para a degradação ambiental.

O professor e secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Paulo Faria, foi enfático ao afirmar que não existe solução barata para esta problemática e que o órgão gasta mais de R$ 900 mil por mês no recolhimento de lixo dos igarapés e córregos de Manaus.

Para a engenheira florestal e coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Marcele Lopes, a abundância de água faz com que o Estado do Amazonas não dê a devida importância para o tema. Segundo a especialista, o consumismo e os resíduos industriais são igualmente preocupantes.

O evento iniciou na manhã  de segunda-feira (21), resultado de uma ação conjunta entre o procurador Ministério Público de Contas (MPC), Ruy Marcelo, e a diretora da Escola de Contas Públicas (ECP), Virna Pereira, com incentivo do coordenador-geral da Escola de Contas, conselheiro Josué Filho, do conselheiro-presidente Ari Moutinho Júnior e da vice-presidente Yara Lins dos Santos, preocupados com a falta de um diálogo interinstitucional entre os órgãos e serviços instituídos pelo Estado para esta temática.

No total, o seminário contou com dez palestras, envolvendo especialistas, agentes públicos, acadêmicos e conhecedores da problemática. Ao fim da palestra, os participantes puderam participar com questionamentos.

Com inscrições gratuitas, os estudantes universitários que participaram do simpósio devem solicitar a emissão do certificado com oito horas complementares por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 3301-8154.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, saneamento básico, simposio, Amazonas

+ Amazonas