Siga o Portal do Holanda

Conheça sobre a profissão de Psicólogo e como anda o mercado de trabalho

Publicado

em

Olá seguidores tudo bem? Hoje vamos falar de uma profissão que ainda é tabu para algumas pessoas, pois mexe com costumes e a mente. Alguns até taxam que quem procura esse profissional é louco (risos), muito pelo contrário isso é um mito, afinal todos precisamos ser cuidados por um psicólogo. Enfim, hoje convidei uma mega profissional que vai expor suas experiências e dar dicas de como se tornar um profissional de excelência! Ah e parabenizo a todos os psicólogos pelo seu dia, comemorado dia 27 de Agosto, meus parabéns!

Passo  a bola para a Psicóloga Carla Luciana, tudo bem Carla? Nos fale sobre você, como foi sua escolha para a profissão?

Olá seguidores, obrigado pelo convite primeiramente, minha escolha na Psicologia é por vocação pois sempre gostei de ouvir e aconselhar, então juntei minha vontade com a profissionalização e já são mais de 6 anos atendendo e fazendo o que eu gosto, sou Psicóloga Clinica, Escolar, com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização Psicopatologia Clinica, hoje atuo com crianças e faço atendimentos particulares e sou consultora organizacional.

Como você com vê a psicologia?

A profissão de Psicologia é considerada nova com recém 50 anos no Brasil e ainda busca seu espaço, apesar da enorme importância a sociedade ainda tem resistência à procurar o profissional da área.

Vemos por aí o misticismo por detrás desta profissão, o que acaba prejudicando, muito mais do que o profissional, a pessoa que tem necessidades psicológicas. Por medo de ser julgada e ser taxada como "louca", não busca auxílio.

A profissão de psicologia, ao meu ponto de vista ainda sofre banalização por comentários como: "aqui todo mundo é um pouco psicólogo um do outro". É importante diferenciar psicólogo de amigo, pois são coisas bem diferentes. Não é porque você é um bom psicólogo, que será um bom amigo (aliás, muitas vezes o profissional deve se policiar muito para não perder amizades), como ponto positivo  vejo que é um curso fascinante, você tem outra visão de mundo, e tem que gostar muito de gente, ter hábito de leitura, e vocação.Também tem um leque de áreas a serem escolhida para atuar, do hospital a jurídica

O que você indicaria para quem quer ingressar nesta área?

Passo a passo para escolher sua profissão,saiba quem é você entenda seus gostos e interesses. Conheça as suas habilidades ,procure fazer um teste vocacional, faça uma lista com algumas opções de carreira, pesquise sobre as profissões selecionadas, conheça o mercado de trabalho.

Apesar de poder trabalhar em áreas tão diversificadas, é imprescindível que o psicólogo goste de trabalhar diretamente com pessoas. Afinal, toda a intervenção desse profissional tem como intuito promover bem-estar e qualidade de vida para públicos de todas as faixas etárias.

Para vencer no mercado de trabalho é necessário ainda gostar de estudar e não parar no diploma da graduação. Existem especializações, aprimoramentos, pós-graduações, além de cursos diversos que oferecem inclusive certificação e garantem  sucesso na jornada.

Obrigado Carla pelas dicas e parabéns por representar tão bem seus colegas de trabalho.

Para mais dicas sigam nossa pagina no Facebook: Emprega Manaus, com vagas para o mercado de trabalho e dicas , meu contato esta no perfil do Instagram @antoniocarloscfilho, qualquer coisa to por lá! Até a próxima.

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.