Siga o Portal do Holanda

Você sabe o que faz um Bibliotecário? Acompanhe hoje no quadro Profissões

Publicado

em

Olá seguidores tudo bem? Hoje no quadro profissões vamos destacar uma profissão extremamente importante mas pouco lembrada por poucos, a de bibliotecário, você sabe o que faz um bibliotecário e os rumos da profissão? Para debater sobre isso convidei a Tatiane Cruz que é bibliotecária da SEMED e Mestre em Ciências da Comunicação pela UFAM para falar sobre a sua profissão, vamos acompanhar então.

1 -  Como você decidiu seguir a profissão?

A profissão do Bibliotecário (a), é regulamentada desde 1967, temos um Conselho Federal e Regional atuante no Brasil.

Após a conclusão da graduação em Biblioteconomia prossegui na formação continuada e já possuía muitas experiências em estágios na área, no período em que era estudante, isto fez eu prosseguir na profissão, pois ainda no estágio percebi os diferentes ambientes de trabalho em que o profissional Bibliotecário podia atuar, pois passei pelo IGHA, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, lá tive o contato com uma documentação muito específica e antiga, como jornais e relatórios governamentais, de idade de um século, por exemplo, em que para o manuseio era necessário alguns cuidados muito específicos para que eles não fossem desfeitos, ou desmanchassem nas mãos, outro detalhe eram as “cópias digitais (fotografias)” desses documentos, em que era permitido, porém sem flash para a conservação deles. Outro lugar diferente foi a experiência na Fundação Villa-Lobos, hoje atual Secretaria Municipal de Cultura em que pude auxiliar no trabalho com documentação artística; cito também um estágio no SESC em que pude ter uma experiência muito voltada pra prática do profissional e organização de eventos, e por último destaco a TV Amazonas (Rede Amazônica) em fui Auxiliar/Documentalista onde pude trabalhar só com documentação de imagens e fazer uso de tecnologias avançadas para decupá-las e arquivá-las. Estas experiências forma crucias para que eu continuasse na profissão.

2 - Quais as questões positivas e os percalços da profissão?

Ser Bibliotecário, além de um organizador do conhecimento, é ser um facilitador na busca por informações precisas, seguras e disseminador do que é relevante para o seu público-alvo. A profissão desperta para sempre estar em busca de conhecimento, ele é o profissional que deve dominar estratégias para encontrar uma informação revelante em um tempo hábil, já que cabe a ele conhecer recursos informacionais a fim de atender um usuário ou um cliente solicitante. Existem muitos perfis de bibliotecários, há os que preferem atuar em bibliotecas digitais, outros nas pesquisas científicas, outros preferem o trabalho mais tradicional, o certo é que na faculdade e com as experiêcnias que possuem, eles vão escolhendo e fomando seu perfil de profissional bibliotecário.

Atualmente é muito importante está acompanhando as tendências digitais, pois o profissional tem que está atualizado sobre o mercado, porém as tecnologias não ameaçam a profissão, elas são auxiliadoras neste sentido. Todavia, conheço alguns colegas de profissão que atualmente estão sem emprego, pois no período de faculdade havia mais estágios, porém quando concluiam a graduação a contratação era mais difícil.

3 – Pode atuar em:

O bibliotecário pode atuar em bibliotecas universitárias, escolares, públicas, Centros e Institutos de Pesquisas (público e privado), Emissoras de Televisão, Hospitais, Pinacotecas, Organização de Base de Dados Virtuais, Livrarias, Editoras, Revistas, recentemente vi um anúncio da Netflix contratando um bibliotecário, mas com certeza deveria atender pré-requisitos como: dominar outros idiomas, conhecer tecnologias avançadas, e com certeza um amante de filmes, um cinéfilo.

Acredito que se o profissional que tem outras qualificações que complementam a carreira, isto o ajuda a ser inserido no mercado em boas áreas, porém tenho visto vagas mais voltados para concursos públicos valorizando a profissão no que diz respeito a uma boa remuneração.

4 – Para quem deseja seguir a área...

Talvez ela não seja sua primeira opção, porém ela pode direcionar você para um campo que nunca pensou em conhecer como pode ser a pesquisa científica que abre outros leques de opções, caso tenha que no decorrer da profissão mudar de ambiente de atuação.

Ou você a escolhe por ser apaixonado por livros, ou por gostar de leitura, porém no campo profissional isto difere um pouco, mas com certeza será um dos seus objetos de trabalho, porém o mais importante é a informação e não suporte necessariamente em que ela se encontra. Como toda a profissão, acredito que a dedicação e explorar a área além do que se aprende na Academia será o diferencial de um profissional que optou por esta formação. Bibliotecária - Analista Municipal (SEMED - Manaus, Am), MSc. Tatiane dos Santos Cruz CRB 11/743

Tatiane, muito obrigado pela sua contribuição, tenho certeza que muito se inspiraram e parabéns por exercer tão bem sua profissão.

Caros seguidores fica aqui meu abraço e desejando dias melhores a todos, qualquer coisa e procurem nas redes sociais @antoniocarloscfilho e até a próxima.

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.