Compartilhe este texto

Associação de funcionários do BNDES divulga nota em resposta a Bolsonaro

Por Agência O Globo

08/11/2018 21h15 — em
Economia



A Associação dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) divulgou nesta quinta-feira uma nota em resposta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ele declarou na quarta-feira que seu governo vai "abrir todo o sigilo" de operações do BNDES, para que seja possível verificar como foram empregados os recursos do banco nos últimos anos. Segundo a entidade, o banco só não divulga informações protegidas pelo sigilo bancário.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro voltou a mencionar o BNDES em uma publicação no Twitter: "Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que foi feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que este é um anseio de todos".

No comunicado, a AFBNDES diz "serem necessários esclarecimentos em prol da qualidade do debate público". A entidade argumenta que o BNDES cumpre as regras de sigilo bancário previstas em lei e cita a divulgação de informações sobre suas operações - como nome do cliente, valor e condições do financiamento - no site do banco "de forma ampla e transparente, sem paralelo com qualquer outro banco".

"Com relação a referências à "caixa preta" do BNDES, é importante esclarecer que, além de prestar contas regularmente ao Bacen, CVM, CGU e TCU, o Banco vem sendo investigado, há quatro anos, por diversos órgãos de controle e foi submetido à três CPIs, Operação Lava Jato, Operação Bullish, Comissões de Apuração Interna e Auditoria Independente. Até o momento, não há nenhuma evidência que comprometa a atuação dos empregados do BNDES em qualquer esquema de corrupção", diz um trecho do comunicado da AFBNDES.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia