Compartilhe este texto

Conheça as propriedades milagrosas do mamão

Por Portal Do Holanda

19/02/2019 10h48 — em
Cura pela Natureza


Foto: Reprodução

O mamão é rico em papaína, uma enzima muito útil nos casos de dificuldade de digerir alimentos. Quando maduro, é digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante. Ele é rico em vitaminas e minerais, tendo cota generosa de vitamina, vitaminas do complexo B e rico teor de vitamina C.

Do mamão, aproveita-se tudo. Veja:

Flores do Mamoeiro Macho: As flores têm grande aplicação como remédio para combater a rouquidão, a tosse, a bronquite, a traqueíte, a laringite. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel, numa panela ou vasilha resistente à água fervente. Deita-se por cima um copo de água a ferver. Tampa-se bem. Deixa-se esfriar. Toma-se às colheradas, de hora em hora.

Sementes: Muitos sabem que a semente do mamão é um bom vermífugo, mas ignoram que ela tem igualmente outras aplicações na medicina doméstica. Afirma-se que as sementes comidas em certa quantidade são recomendadas contra o câncer e  proveitosas contra a tuberculose.

Umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, favorecem eficazmente a excreção da bile, atuam contra as enfermidades do fígado e limpam o estômago. As sementes secas e moídas, em cozimento, constituem um bom carminativo, um magnífico emenagogo e um vermífugo de primeira ordem.

Contra os vermes intestinais, emprega-se, de uma só vez, uma colherinha ou mais de sementes moídas, misturadas com mel de abelha. Repete-se a dose duas ou três vezes por dia.

Raízes: As raízes do mamoeiro, em decocção, são um tônico para os nervos e um remédio para as hemorragias renais. Também combatem vermes. Cozinha-se um punhado em uma ou duas xícaras de água, adoça-se com mel, e toma-se durante o dia.

Folhas: As folhas do mamoeiro têm aplicação no preparo de um chá digestivo, que pode ser dado livremente às crianças. Nos Estados Unidos, as folhas verdes do mamoeiro costumam ser secadas e reduzidas a pó e empregadas na confecção de remédios digestivos. O suco leitoso extraído das folhas oferece excelentes propriedades vermífugas e tem também utilidades terapêuticas como digestivo. Em diversos lugares, os nativos o usam para tratar eczemas, verrugas, úlceras, chagas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: mamão, Cura pela Natureza

+ Cura pela Natureza