Compartilhe este texto

Oscar 2019: Mãe de criança assassinada em caso que inspirou filme fala sobre premiação

Por Portal Do Holanda

23/01/2019 14h09 — em
Cinema


Foto: Reprodução

'Detainment' foi indicado ao Oscar 2019 na categoria de Melhor Curta-Metragem, produzido por Vincent Lambe e Darren Mahon, o filme é baseado no assassinato real de James Bulger, que ocorreu em 1993.

Na época do crime a vítima que tinha apenas 2 anos, foi raptada e torturada por dois meninos de 10 anos. O filme foca nos pequenos assassinos e em seus depoimentos para a polícia, e recria a forma cruel como a vítima foi morta.

A mãe de James, em carta aberta publicada no Twitter, disse que está ‘enjoada e triste’ pelo filme ter sido indicado ao prêmio mais importante do cinema, sendo que a produção não tem permissão da familia para expor o caso nas telonas.

"Eu não consigo expressar como estou enojada e chocada por esse filme ter sido feito e agora indicado ao Oscar. Uma coisa é fazer um filme desses sem entrar em contato ou pedir permissão da família de James. Outra é ter uma criança recriando as horas finais da vida de James antes dele ser brutalmente assassinado e fazer eu e a minha família revivermos tudo isso de novo!. Depois de tudo que eu disse sobre isso que chamam de ‘filme’ e pedir para ele ser removido, ele ainda está sendo indicado ao Oscar, apesar das 90 mil pessoas que assinaram uma petição, que agora foi ignorada, assim como os meus sentimentos, pela Academia. Eu apenas torço para que o filme não ganhe o Oscar”.

Antes dos indicados ao Oscar serem anunciados, a mãe já havia conseguido uma petição com 90 mil assinaturas pedindo que o filme fosse desclassificado.

O caso chocou a Inglaterra e ganhou repercussão mundial, reduzindo a maioridade penal para 10 anos na Grã-Bretanha. James estava no shopping com a mãe quando foi atraído e levado pelos garotos, ele foi espancado até a morte com tijolos e barras de ferro e jogado na linha de trem. Seu corpo foi encontrado 2 dias depois, e os assassinos foram identificados quando a BBC divulgou as imagens de segurança do shopping.

Eles cumpriram apenas 8 anos de detenção em um reformatório, e vivem com novas identidades.

A produção é do diretor irlandês Vincent Lambe, que divulgou um comunicado se desculpando por não ter avisado a mãe sobre o filme e “por qualquer mal estar que o curta possa ter causado”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Detainment, oscar 2019, Cinema

+ Cinema