Compartilhe este texto

PF investiga dupla suspeita de fraudar o Auxílio Brasil no Rio Grande do Sul

Por Portal Do Holanda

04/05/2024 15h06 — em
Brasil


Foto: Divulgação PF-RS

A Polícia Federal iniciou uma investigação sobre duas pessoas suspeitas de cadastrar centenas de famílias paraenses no Cadastro Único dos municípios de Canela e Pinhal, no Rio Grande do Sul, para obter o Auxílio Brasil. Na sexta-feira (3), foram executados dois mandados de busca e apreensão na cidade de Redenção.

Durante a operação, foram apreendidos um celular e um notebook. A PF espera que, com a execução desses mandados, seja possível identificar todos os envolvidos nas atividades fraudulentas.

A investigação teve início após a constatação de que apesar do cadastro das famílias ser realizado no sul do país, os saques estavam ocorrendo no Pará. Diante disso, os benefícios foram imediatamente bloqueados e as investigações foram ampliadas.

A PF descobriu que o acesso ao sistema ocorria por meio de senhas hackeadas e com a inclusão de entrevistadores fictícios. Além disso, foram identificados casos em que indivíduos fictícios eram adicionados aos grupos familiares, com o objetivo de aumentar o valor do benefício. Estima-se que as fraudes tenham gerado um prejuízo financeiro superior a R$ 1 milhão.

O Cadastro Único é utilizado para selecionar famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, entre outros. A inclusão de cadastros fraudulentos impede que famílias vulneráveis, que têm direito aos benefícios, sejam atendidas pelos programas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil