Siga o Portal do Holanda

Brasil

MPE pede inelegibilidade de youtuber eleito deputado estadual mais votado do Ceará

Publicado

em

Foto: Reprodução

RIO — O Ministério Público Eleitoral ( MPE ) pediu a inegibilidade do youtuber e deputado estadual eleito André Fernandes (PSL-CE) por abuso de poder religioso. Com apenas 20 anos, ele teve o maior número de votos do estado — 109 mil — e tornou-se o deputado mais jovem do país.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-CE), os dados que fundamentam a Ação de Investigação Judicial Eleitoral são resultado do monitoramento das redes sociais de vários candidatos das eleições de 2018. O levantamento ainda deverá resultar em ações ajuizadas nos próximos dias contra pelo menos outros sete parlamentares, por abuso de poder econômico, político e também religioso.

Para o procurador Anastácio Nóbrega Tahim Júnior, André Fernandes teria se beneficiado de eventos religiosos para fazer "propaganda extraoficial" nos municípios de Iguatu e Maracanaú, no interior do Ceará.

"O então candidato André Fernandes foi beneficiado com uma espécie de publicidade extraoficial ao ser exaltado no contexto de diversos cultos religiosos, perante milhares de fiéis presentes no local, que lhe propiciou experimentar invejável e ilegítimo favorecimento, em evidente quebra da paridade de armas", argumenta o procurador na ação.

Ao GLOBO, André Fernandes nega que tenha praticado qualquer abuso de poder religioso.

— Simplesmente recebi orações em igrejas, onde não foi falado nada sobre política, sobre candidatura, sobre voto, muito menos meu número. Simplesmente havia oração pela minha pessoa. Não houve abuso de poder religioso, está tudo dentro da Lei e minha defesa está trabalhando sobre isso — declarou.

No documento do processo, Tahim destaca também que antes do período eleiotral, a PRE emitiu recomendação às entidades religiosas para que se abstivessem de promover atividades que pudessem ser entendidas como propaganda eleitoral ou emprego de recursos dos templos religiosos em prol de determinadas candidaturas.

André Fernandes tonou-se conhecido pelos vídeos que publica em seu canal no Youtube, muitos deles criticando os governantes do Partido dos Trabalhadores (PT). Nesta rede social, o futuro deputado tem mais de 500 mil seguidores e alguns dos vídeos foram assistidos mais de 1 milhão de vezes. Ele repete a popularidade no Facebook, com 1,6 milhão de seguidores.

Wilson dá contrato milionário a empresário investigado por fraude em licitações

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA H ENTREVISTA: CHEF HIROYA TAKANO

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.