Compartilhe este texto

Dos 8 mil médicos cubanos no Brasil, mais de 1.300 já deixaram o país

Por Portal Do Holanda

27/11/2018 10h29 — em
Brasil



BRASÍLIA - A Organização Pan-Americana da Saúde ( Opas ) informou nesta terça-feira que 1.307 dos cerca de 8.300 profissionais cubanos que trabalhavam no programa Mais Médicos já deixaram o Brasil e retornaram a seu país. A Opas era a entidade que fazia a ponte entre Cuba e as autoridades brasileiras na contratação dos médicos. Os cubanos representam pouco mais da metade dos mais de 16 mil profissionais do programa.

Na semana passada, a Opas anunciou que todos os cubanos deixariam o Brasil até 12 de dezembro. Depois de cinco anos fornecendo a maior parte da mão de obra do Mais Médicos, Cuba anunciou sua saída do programa em 14 de novembro. Foi uma resposta ao presidente eleito Jair Bolsonaro, que prometeu mudanças nas regras do programa, diminuindo os repasses ao governo da ilha.

No Twitter, Bolsonaro publicou uma reportagem da TV Record sobre os médicos brasileiros que estão se inscreveu no programa e comentou: "MAIS MÉDICOS: Ditadura cubana perde e os brasileiros ganham emprego e dignidade. Infelizmente o povo cubano paga pela falta de direitos humanos de seu país."

O presidente eleito é contra, por exemplo, a retenção de parte dos rendimentos dos cubanos. Ao contrário dos profissionais dos demais países, eles não ficam com todo o salário. Uma parte vai para os cofres públicos cubanos. Ele também é favor da obrigatoriedade do Revalida, o exame de revalidação do diploma, para trabalhar no Brasil. Os médicos do programa, sejam eles cubanos ou não, não precisam fazer o Revalida.

Para substituir os cubanos, o Ministério da Saúde abriu um edital com 8.517 vagas. Até segunda-feira, 97,2% delas tinham sido preenchidas. Mas apenas 220 profissionais selecionados já haviam se apresentado em 118 municípios. A maior parte está em São Paulo e Minas Gerais: aproximadamente 40 profissionais em cada um dos estados. Em seguida, vem Espírito Santo, aonde 27 selecionados já chegaram. No Rio de Janeiro, somente dois médicos se apresentaram até agora, ambos em Nova Friburgo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, Mais Médicos, médicos cubanos, Brasil

+ Brasil