Compartilhe este texto

Carlos Ghosn, presidente do Conselho da Nissan, é preso por suspeita de crime financeiro

Por Portal Do Holanda

19/11/2018 10h03 — em
Brasil



TÓQUIO — O presidente do Conselho de Administração da Nissan, Carlos Ghosn, foi preso no Japão nesta segunda-feira segundo a imprensa local, por suspeita de ter violado leis que regem o mercado financeiro,  informou o canal de televisão público NHK. Em meio a notícias de que o executivo estaria prestes a ser preso, a Nissan divulgou nota na qual afirmou que pretende demiti-lo, confirmando que ele "declarou durante anos renda inferior ao valor real", de acordo com os resultados de uma investigação interna. Além disso, “foram verificadas várias outras práticas ilícitas, como o uso de bens da empresa com fins pessoais", completou a montadora.

"O escritório do procurador de Tóquio deteve Ghosn sob suspeita de violação da Lei de Instrumentos Financeiros e Cambiais", afirmou a NHK.

Nascido no Brasil, emPorto Velho (RO), descendente de libaneses e cidadão francês, Ghosn, de 64 anos, iniciou sua carreira na Michelin na França e depois se transferiu para a Renault. Ele se juntou à Nissan em 1999 depois que a Renault comprou uma participação controladora e se tornou seu presidente-executivo em 2001, ocupando o cargo até 2017. Embora tenha deixado a presidência da Nissan no ano passado, ele permaneceu como presidente do conselho. Ghosn é bem visto por ter tirado a Nissan da beira da falência.

Segundo o jornal japonês Asahi informou em seu site, Ghosn, que também é executivo-chefe da Renault da França, é suspeito de ter subestimado sua própria receita nas demonstrações financeiras e concordou em falar voluntariamente com os promotores. A emissora pública NHK informou, mais cedo, que Ghosn estava sendo interrogado por suspeita de violações financeiras.

Em junho, os acionistas da Renault aprovaram uma remuneração para Ghosn de 7,4 milhões de euros (US$ 8,45 milhões) para 2017. Além disso, ele recebeu 9,2 milhões de euros em seu último ano como executivo-chefe da Nissan.

Porta-vozes da Renault e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi não retornaram imediatamente ligações e mensagens em busca de comentários. 

As ações da Renault caíram até 15% na Bolsa de Paris,  se situavam entre os papéis com pior desempenho na Europa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Carlos Ghosn, japao, Nissan, Brasil

+ Brasil