Compartilhe este texto

Bolsonaro e Haddad assinam termo de compromisso com liberdade de imprensa e direitos fundamentais

Por Portal Do Holanda

17/10/2018 17h59 — em
Brasil



RIO - A pedido da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) assinaram um termo de compromisso de que respeitarão a liberdade de imprensa e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição, mais especificamente no artigo 5°, que se refere "à inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade".

Segundo o presidente da entidade, Domingos Meirelles, a iniciativa é uma tentativa de fazer com que a campanha retorne ao "eixo natural", que é a discussão de programas de governo.

- A campanha perdeu o norte. Ela se transformou numa troca de insultos pessoais, ofensas e fake news que deixaram o eleitor refém de um cenário de medo - disse Meirelles.

De acordo com ele, as duas candidaturas manifestaram em algum momento, às vezes de maneira clara, outras de forma mais velada, o desejo de mexer na Constituição: Fernando Haddad por meio de uma constituinte, e Jair Bolsonaro a partir de um "grupo de notáveis".

- Para afastar essas suspeitas que rondam as duas candidaturas, imaginamos esse documento - afirmou.

Meirelles disse que a receptividade dos candidatos foi boa. Ele falou diretamente com os dois e enviou os textos. Depois, foi encontrá-los pessoalmente para ter as assinaturas. Bolsonaro recebeu o presidente da ABI em sua casa, no fim de semana, no Rio. Haddad assinou o termo no sindicato dos professores, na última segunda-feira, em São Paulo.

- Para minha surpresa, não houve o menor constrangimento, ou pedido para trocar qualquer coisa no documento. A minha leitura é de que eles assinavam muito aliviados - disse.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Bolsonaro, Eleições 2018, Haddad, Brasil

+ Brasil