Compartilhe este texto

Sirenes tocam e alertam para risco de barragem se romper a qualquer momento em Minas Gerais

Por Portal Do Holanda

23/03/2019 7h30 — em
Bizarro


Foto: Reprodução TV Globo

A fim de evitar uma nova tragédia como a de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), as sirenes da barragem da Vale, em Barão dos Cocais foi novamente acionada na noite dessa sexta-feira (22) para alertar moradores sobre o alto risco de rompimento.

De acordo com a Vale, a medida preventiva foi tomada depois de uma auditoria externa que classificou como “condição crítica de estabilidade”, a situação da barragem de Sul Superior.

A classificação que foi de nível 2 para o 3 (nível máximo), indica que a contenção pode romper a qualquer momento. Como a área mais próxima já havia sido evacuada desde o dia 8 de fevereiro, não houve nesse primeiro momento a necessidade de uma nova evacuação de novos trechos.

Mas equipes da Defesa Civil e da Tropa de Choque estão na cidade e devem monitorar a população para qualquer emergência. Muita gente não dormiu e nem voltou pra casa depois que as sirenes tocaram. Eles ficaram na rua em uma espécie vigiando para avisar os demais a qualquer movimentação estranha.

Todos os moradores devem passar por um treinamento de emergência esse fim de semana. Em uma área secundária, denominada de zona de autossalvamento há pelo menos 3 mil casas, todas as famílias estão em alerta, embora a prefeitura de Barão dos Cocais e a Vale insistam em afirmar que não há motivo para pânico, pois a sirene é apenas uma medida de segurança, mas que a barragem não apresenta sinais de rompimento.

Vale lembrar que a estrutura da barragem de Cocais é a mesma de Mariana e Brumadinho, considerada a mais arcaica e perigosa pelos especialistas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: minas gerais, rompimento de barragem, Sirenes de alerta, Bizarro

+ Bizarro