Compartilhe este texto

A violência que sai de dentro da sua casa e invade as ruas


Por Raimundo de Holanda

29/08/2018 23h34 — em
Bastidores da Política



A violência que explode na criminalidade já passou por um lar desfeito, por uma  escola mal preparada, pelo sistema de saúde precário, pela relação conturbada entre pais e filhos. Culpar o Estado por todas as nuances da violência é eximir-se de uma responsabilidade que é de cada cidadão. Quem sabe uma reforma social ampla e inclusiva possa inovar?

Até este mês de agosto ocorreram 64 mil homicídios no país. Nesse ambiente de caos sobressai-se o poder das facções e organizações criminosas, que só cresceram porque a sociedade é cúmplice, a família é omissa, a escola evasiva, o Estado ausente.

Não à-toa a segurança é o problema mais grave citado pelos brasileiros em pesquisas. E está na ponta da língua de todos os candidatos. Porém, nada de novo aparece no cenário.

Prometem aparatos públicos de segurança cada vez mais armados e maiores. Mas esquecem que a violência começa no lar, vai para a escola, invade os relacionamentos e sai às ruas.

PRISÃO DOMICILIAR NOTURNA

A juíza federal Ana Paula Serizawa acatou pedido  do Departamento de Polícia Federal no Estado do Amazonas para restringir o perímetro no período noturno para os presos (em regime domiciliar) da Operação Custo Político: o ex-governador José Melo, a ex-primeira-dama Edilene Oliveira e os ex-secretários Pedro Elias e Evandro Melo. 

CANDIDATURAS DEFERIDAS

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas deferiu as candidaturas de Pauderney Avelino (DEM), do capitão da Polícia Militar Alberto Neto (PRB) e de Marcelo Serafim (PSB). Os três são candidatos a deputado federal. Os deferimentos dos registros foram divulgados na quarta-feira (29), em publicação no Mural do TRE. 

JARDEL FORA DAS ELEIÇÕES

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu homologar a renúncia na candidatura de Jadelvone Deltrudes, que ficou conhecido como Jardel (PPL) após se candidatar ao Governo do Amazonas em 2017. 

@@@

O Partido Pátria Livre havia informado ao TRE que Jardel tinha renunciado de sua candidatura para que a legenda cumprisse o mínimo da cota de candidaturas femininas, mas Jardel negou ter renunciado. Entretanto, a  decisão do juiz Marco Antonino Pinto da Costa foi pela homologação da renúncia da candidatura de Jardel. 

DAVID X PREFEITOS

Em duas ações de Representação Eleitoral Especial o candidato ao Governo do Amazonas David Almeida (PSB) obteve vitórias ao reclamar que os sites e páginas institucionais das Prefeituras de Carauari e Parintins estão sendo usados para publicidade ao Governo do Estado, supostamente beneficiando o candidato Amazonino Mendes (PDT). 

MANDATO THEREZINHA 

O mandato da vereadora Therezinha Ruiz (PSDB) está mantido após o TRE julgar improcedente o pedido para perda do cargo por infidelidade partidária após ela trocar o DEM pelo PSDB, fora do período da janela partidária para vereadores. 

CMM COMPENSA

Segundo o vereador-presidente Wilker Barreto (PHS), a CMM realizará sessão extraordinária na segunda-feira (3/9) a fim de compensar a sessão de terça, véspera de 5 de setembro, data em que se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província.  As sessões plenárias  na CMM, a exemplo do que acontece na Assembleia Legislativa, têm sido curtas devido ao período eleitoral.

  

Siga-nos no

ASSUNTOS: VIOLÊNCIA-FDN-DOMÉSTICA-SEGURANÇA-ESCOLAA-FAMÍLIA

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.