Compartilhe este texto

Senado fica menor sem Renan na presidência


Por Raimundo de Holanda

02/02/2019 20h12 — em
Bastidores da Política



 Venceu Davi Alcolumbre (DEM-AP), candidato do grupo de Bolsonaro, mas o melhor contraponto para esse governo seria Renan Calheiros, mesmo considerando os defeitos que tem e as acusações que pesam contra ele.

Por mais que a Globo se esmere em dizer que prevaleceu o clamor das ruas, a derrota de Renan - ele desistiu quando viu suas chances diminuirem - é uma derrota do equilíbrio dos poderes, porque a democracia na prática é um sistema de contrapesos. Só funciona bem se Legislativo, Executivo e Judiciário forem de fato independentes e harmônicos.

Bolsonaro consegue com a vitória de Davi Alcolumbre montar sua tenda dentro de um Poder que já vinha sendo minado e enfraquecido. Vai continuar menor. Não foi o clamor das ruas ou a opinião pública que prevaleceu. Esses termos são utilizados por grupos econômicos muito fortes, que manipulam a comunicação e já estendem seus poderosos tentáculos sobre as redes sociais.

A opinião pública é aquela que ninguém ouve, porque continua confinada em bocas sedentas de fome nos guetos que são as favelas das grandes cidades brasileiras. A opinião pública que se ouve tanto falar ainda é a Globo ou os grupos cuidadosamente montados pelos bolsonaristas para dominar o País.

Siga-nos no

ASSUNTOS: davi-alcolumbre-senad-globo-bastidores, renan calheiros

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.