Compartilhe este texto

Os políticos, as ‘redes do disse-me-disse’ e o culto à mesmice


Por Raimundo de Holanda

11/08/2018 19h25 — em
Bastidores da Política



A eleição  deste ano está caminhando para uma campanha de desesperança. Esse o mote que os candidatos têm passado ao eleitor, que já está sem ânimo para acreditar em alguma promessa. O asfalto já não ‘encanta’ porque continua faltando dinheiro no bolso, comida no prato   e esperança.

As ‘redes do disse-me-disse’ acabam sendo um culto à mesmice, que deixou o mundo real para internar-se no mundo virtual, com formatação de modernidade que privilegia o atraso.

Hoje quem não tem uma rede de milhares de seguidores não é um candidato moderno, mas essas redes se tornaram espaços para intrigas e mentiras.

A arma do bom candidato já não é um Plano de Governo real e factível, mas uma ‘banca’ de notáveis juristas eleitorais, capazes de judicializar ao infinito uma acusação ou uma defesa.

Diante desse mundo ilusório de tantas atrações surreais, a campanha eleitoral vai começar com o eleitor se perguntando: Afinal, em quem ou no que mesmo eu votar?

GASTOS COM AERONAVES

Segundo números do Portal da Transparência do Governo do Estado, de janeiro a julho deste ano os gastos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) com passagens aéreas superaram R$ 1,224 milhão.

@@@

As empresas beneficiadas com os contratos do Poder: Amazonaves Táxi Aéreo, Cleiton Táxi Aéreo, Oca Viagens e Turismo, Rico Táxi Aéreo e Manaus Aerotáxi.

CAMPBELL NO TSE

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), agora passa a integrar os quadros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condição de substituto do ministro Og Fernandes, também do STJ, para o biênio 2018-2020.

CONDUTAS VEDADAS

A Assembleia Legislativa realizará na próxima sexta-feira (17) a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Período Eleitoral”, com o objetivo de contribuir com informações sobre os direitos e as normas que devem orientar a atuação dos agentes públicos nas eleições deste ano.

DEBATES NA TV

Antes do primeiro turno das eleições de 2018, mais 11 debates estão previstos para ocorrer na TV aberta. O próximo será na quinta-feira (16), produzido pela RedeTV.

@@@

O último debate de presidenciáveis antes da votação de primeiro turno ocorrerá em 4 de outubro, a três dias do pleito, na TV Globo. UOL e SBT promoverão seus debates nos dias 19 e 26 de setembro, respectivamente.

VERDE VENENO

Mantendo sua linha ‘verde’ de atuação, o deputado Luiz Castro não perde oportunidade de levar sua mensagem nos eventos de temática ambiental. Na Semana Nacional do Alimento Orgânico, na Ufam, levou o alerta para o “PL do Veneno”, que tramita na Câmara Federal.

LEI NÃO VALE PARA TODOS

A Lei de Crimes Ambientais manda prender imediatamente quem for apanhado em flagrante cometendo infrações nessa área. A não ser que seja funcionário de uma incorporadora flagrada pela Semmas na APA Ufam-Acariquara. Aí é expedida uma multa e ninguém é preso.

 BATENDO EM LULA

A revista Veja desta semana bate duro em Lula, afirmando que o ex-presidente e seus advogados “preparam uma coleção de chicanas jurídicas para levar a ilusão de sua candidatura o mais longe possível”, a fim de manter cativo o eleitorado do ex-presidenge.

 ARTHUR COMEMORA

O prefeito Arthur Neto comemora o destaque da educação de Manaus com a inclusão da cidade no workshop técnico em Nova York, promovido pela Teachers College, escola de pós-graduação em Educação da Universidade de Columbia. É uma das sete cidades do Brasil escolhidas.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eleições 2018

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.