Compartilhe este texto

'100 mil empregos' para o Amazonas esquecer a Zona Franca de Manaus


Por Raimundo de Holanda

22/11/2019 21h40 — em
Bastidores da Política



A ideia de investir R$ 7 bilhões, em dez anos, para criar uma alternativa ao modelo Zona Franca, foi apresentada esta semana ao Ministério da Economia. Para mostrar que “Há vida fora da Zona Franca”, o Instituto Escolhas criou um projeto substitutivo para gerar 100 mil empregos na região.

Toda a apresentação do projeto segue a linha doutrinária de Paulo Guedes de expor os defeitos para justificar a extinção do modelo econômico que sustenta a economia local.

Com as mudanças propostas na reforma tributária, a ZFM dificilmente terá condições de se sustentar nos níveis de produção, investimentos, geração de emprego e de tributos.

Pelo projeto, ela seria substituída por um programa de estímulo econômico “para a região Norte” com base em bioeconomia, transformação digital, ecoturismo e piscicultura.

O Amazonas seria apenas um, dentre os 7 estados da região beneficiada. Na divisão do bolo do ‘estímulo’ receberia R$ 1 bilhão em dez parcelas anuais. Pode ser o prenúncio de mais uma pernada de Brasília. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, economia, Jair Bolsonaro, paulo guedes, zona franca de manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.