Compartilhe este texto

Governo do Amazonas terá que indenizar famílias de presos mortos em chacina


Por Raimundo de Holanda

28/05/2019 19h33 — em
Bastidores da Política



Goste ou não, o governo do Amazonas terá que indenizar as famílias de presos mortos nas chacinas de domingo e segunda-feira em Manaus. E não basta alegar que não tem dinheiro. Vai ter que arranjar um meio de  quitar essa dívida moral, pela omissão na tarefa de zelar pela integridade física dos presos sob sua custódia.  Basta o caso desaguar no Supremo Tribunal Federal, que já decidiu em favor das famílias  de presos mortos em presídios de outros estados.  

Foto:Pedro Braga JR

O governador Wilson Lima, na entrevista desta terça-feira, disse o que a sociedade queria ouvir: que não vai pagar. Em tempos do politicamente incorreto, vale surfar na onda das ruas. Mas essa é uma onda que passa. As instituições ficam. Isso que é bom na democracia,

PACTO ENTRE OS PODERES? BRASIL SERÁ A VENEZUELA AMANHÃ?

Estranha a proposta  de pacto entre os Poderes, inicialmente uma ideia do presidente do STF, Dias Tofolli, agora  abraçada, com certo oportunismo,  pelo presidente Bolsonaro.  Estranha porque em uma democracia,  Executivo, Legislativo e Judiciário  controlam um ao outro, num mecanismo de freios e contrapesos. Não podem se misturar, nem fazer acordos sob o risco de rasgar a Constituição e ferir um sistema de governo que só é ruim para quem não sabe governar.

É preocupante esse pacto porque de certa forma, dependendo de seus termos,  alimentará  desejos comezinhos de um presidente confuso, com  forte viés autoritário, e que já deu sinais de que deseja  colocar debaixo do braço tanto o Supremo Tribunal Federal quanto o Congresso Nacional.

WILSON INVESTE NO VISUAL

Wilson investe no visual, recupera os dentes e coloca lentes de porcelana

Com dentes mais brancos - compare (hoje, acima) e ontem (abaixo) - Wilson Lima retornou a Manaus depois de um final de semana em São Paulo. Foi comunicado da chacina  pelo governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto. Enfrenta uma crise só comparada a vivida pelo ex-governador José Melo, desgastado pela chacina ocorrida em 2017. Mas Wilson vai tentar recuperar o tempo perdido e reduzir também um forte desgaste de seu governo, que começou com a greve dos professores.

Wilson com dentes menores, incompletos e amarelados durante a campanha do ano passado 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: wilson lima-compaj-Bolsonaro-sérgo moro-chacina-em-manaus-amazonas-pacto entre os poderes-tofoli

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.