Compartilhe este texto

É urgente um pacto dos candidatos contra o crime organizado


Por Raimundo de Holanda

01/09/2018 18h13 — em
Bastidores da Política



Combater isoladamente as facções criminosas que atuam no Amazonas e nos demais estados brasileiros terá  pouco ou nenhum  resultado. A hora é de unir forças, construir um pacto político entre todos os candidatos a governador e presidente, para um plano efetivo contra o crime.

O Brasil e seus estados amazônicos precisam estar atentos para o perigo da expansão do crime organizado, agora aliado aos narcotraficantes. A ‘guerra’ ao narcotráfico, que começou na  Colômbia não eliminou todas as fontes de produção e muito menos o dinheiro dos cartéis, que agora se espalha pela Amazônia brasileira, toma conta do Sudeste e estende seus negócios  ao sul brasileiro.

Bilhões de dólares circulam em paraísos fiscais e empresas de fachada, para sustentar os laboratórios clandestinos na selva e as organizações criminosas em cidades como Manaus.

Com isso, o narcotráfico possui mais recursos que muitos países da América Latina, e estende seus tentáculos por toda a cadeia criminosa do Brasil. Por isso exibe tanta força diante dos poderes.

Combater isoladamente terá pouco resultado. A hora é de unir forças, construir um pacto político entre todos os candidatos a governador e presidente, para um plano efetivo contra o crime.

Aqui no Amazonas, está na hora de avaliar melhor os que buscam uma solução e os que torcem contra, só pensando em ganhar a eleição. Esse jogo de enganação só fortalece os criminosos.

  ENCANTAMENTO DE CANDIDATO

O candidato da coligação Renova Amazonas ainda vive o ‘encantamento’ dos cinco meses de governo interino no ano passado. E da mesma forma que governou, como se o Legislativo e o Estado fossem propriedade dele, agora quer ‘governar’ as eleições para ele, pela via judicial.

Sabe que pode contar com juízes ‘encantados’ com o poder unipessoal de decidir sobre quaisquer situações, mesmo contrariando as recomendações dos tribunais superiores.

 O PORRE DE LULA ACABOU

Acabou o ‘porre’ de Lula nestas eleições: o TSE limpou a mesa e ‘passou a régua’. Foi uma decisão contra a insistência pela judicialização, que toma conta do processo eleitoral. E também contra a impertinência de um político que se acha maior do que o país suas leis.

MP INVESTIGA

Atendendo a Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ), do Tribunal de Justiça do Amazonas , o MP-AM vai iniciar, a partir desta semana, investigações sobre a situação das sedes dos Conselhos tutelares existentes na cidade de Manaus. Profissionais do COIJ verificaram in loco algumas instalações e ficaram estarrecidos com a situação.

CALÚNIAS E MULTAS

O TRE-AM analisa solicitação do senador Omar Aziz (PSD) para aplicação de multa no valor de R$ 20 mil a um perfil no Facebook, denominado ‘Helder Silveira’, autor de postagens consideradas ofensivas à honra do candidato ao Governo do Amazonas.

CARTA DE SERVIÇO

Sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus da próxima segunda-feira deverá aprovar a instituição da Carta de Serviço ao Usuário da CMM. A Carta vai disponibilizar informações para que o cidadão defenda seus diretos, além de contribuir, por meio de sugestões, para a melhoria dos serviços prestados pela Casa Legislativa.

SANDRO VIANA

Medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim, em 2008, o velocista amazonense Sandro Viana deverá ser homenageado com a Medalha Ruy Araujo, de acordo com projeto de autoria da deputada Alessandra Campêlo (MDB), que tramita na Assembleia Legislativa.

Siga-nos no

ASSUNTOS: crime-organizado-pcc-fdn-narcotráfico-chacina-manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.