Compartilhe este texto

Chibatão e Superterminais são porta aberta para o contrabando em Manaus


Por Raimundo de Holanda

10/07/2019 22h22 — em
Bastidores da Política



Os órgãos de fiscalização atuam de  forma precária ou mantém postos fechados nas entradas de mercadorias em Manaus. A constatação é do Ministério Público Federal, após inspeção no Porto Chibatão e Superterminais, onde foi encontrado  apenas  o posto da Receita Federal funcionando precariamente. Sefaz, Ibama e Ipaam não mantinham servidores no local.   

O MPF  abriu inquérito civil para  apurar eventual irregularidade na fiscalização dos órgãos estatais  nos portos e vai mensurar "as repercussões para a repressão aos crimes ambientais praticados no Amazonas”. Para o MPF,  a ausência de controle facilita o trânsito de mercadorias ilegais.

A decisão de abrir um inquérito civil para investigar eventual omissão dos órgãos de fiscalização indica que a Operação Arquimedes terá novo desdobramento, com mais prisões.

Mas se de um lado há preocupação do órgão federal com crimes ambientais, de outro ficou claro que há uma porta aberta para o contrabando entrar em Manaus, sem que o Estado fiscalize, o que explica, em parte ,a queda na arrecadação nos últimos meses..

VEJA A PORTARIA DO MPF:

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Chibatão, contrabando, Moro, MPF, operação Arquimedes, Operação Lava Jato, superterminais

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.