Compartilhe este texto

Ilan deixará Banco Central e deve ser substituído por Roberto Campos Neto

Por Portal Do Holanda

15/11/2018 14h14 — em
Brasil



BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn , recusou o convite para permanecer no cargo no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele deve ser substituído pelo diretor do Santander, Roberto Campos Neto.

O futuro superministro da Economia, Paulo Guedes, convidou Ilan para seguir no comando do BC no governo de Bolsonaro, pois tinha uma boa avaliação do trabalho feito pela autoridade monetária nos últimos dois anos. Guedes também prometeu dar prioridade ao projeto que dá a autonomia ao Banco Central.

Embora essa seja uma agenda considerada prioritária por Ilan, o presidente do BC preferiu deixar o governo. A equipe de Guedes tinha confiança de que Ilan aceitaria continuar. Tanto que entre os diversos grupos criados para discutir economia durante a campanha eleitoral , nenhum tratava de política monetária. A avaliação era que essa área não mudaria.

No entanto, Ilan foi mostrando pouca disposição em seguir no cargo. Isso fez Guedes partir para outros nomes. O mais forte deles é o de Roberto Campos Neto, que já teve duas reuniões com o governo de transição nas últimas semanas. Com a recusa de Ilan, ele deve ser o escolhido. Outros nomes cotados eram os ex-BCs Mário Mesquita, do Itaú; Beny Parnes, da SPX; Afonso Bevilaqua; e do atual diretor do BC Carlos Viana.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: banco central, Bolsonaro, paulo guedes, Brasil

+ Brasil