Compartilhe este texto

Para 78,2% dos venezuelanos, país vive crise humanitária

Por Portal Do Holanda

16/11/2018 9h28 — em
Mundo



WASHINGTON - Para 78,2% dos venezuelanos, o país vive uma crise humanitária, com 94,1% das pessoas reclamando do suprimento de medicamentos, e 85%, do acesso aos alimentos, segundo pesquisa encomendada pelo Atlantic Council, centro de estudos internacionais de Washington, ao instituto venezuelano Datanálisis. O levantamento foi realizado em mil residências do país, em setembro, e divulgado na manhã de ontem. Entre os entrevistados, 82,8% afirmam que a sua qualidade de vida piorou desde março, quando foi realizado o levantamento anterior.

— Continuamos a ver uma forte deterioração na qualidade de vida das pessoas e, além da preocupação que já existia com serviços de saúde e alimentação, há uma atenção maior a temas como transporte, falta de eletricidade ou água potável — afirmou Jason Marczak, diretor do Adrienne Arsht Latin America Center do Atlantic Council.

Segundo a pesquisa, os maiores problemas do país são insegurança (35,8%), falta de dinheiro (35,2%), má qualidade dos serviços de saúde (29,4%), crise econômica (29,1%), transporte público (29%) e falhas no fornecimento de eletricidade (25,9%), além da corrupção e a impunidade (15,6%).

Para 50,1% dos entrevistados, o setor de pior entidade na luta contra a crise é o governo. Embora a maior parte dos venezuelanos (60,1%) creditem ao presidente Nicolás Maduro a culpa pela hiperinflação — muito acima dos que acreditam que a responsabilidade é do setor privado (18,8%) — a queda no número de pessoas que apoiam o governo foi menor que a registrada entre os apoiadores da oposição.

Segundo o levantamento, 22,3% dos venezuelanos apoiam o governo. Isso significa uma redução de 1,9 ponto percentual em relação à pesquisa de março, quando 24,2% dos venezuelanos se diziam governistas. Por outro lado, 29,2% dos entrevistados disseram apoiar a oposição, 2,3 pontos percentuais a menos que os 31,5% de março. Assim, os venezuelanos que se consideram independentes somam 47,6% dos entrevistados.

— Claramente o governo perdeu apoiadores. Sobre a oposição, temos que lembrar que muitos líderes estão no exterior e muitos dos que ficaram no país estão em prisão domiciliar — lembrou Marczak.

Na visão de 55,8% dos entrevistados, é impossível o país sair da crise sem uma mudança de governo. Em março, 54% dos entrevistados concordavam com esta avaliação. Por outro lado, em setembro, 36,2% dos entrevistados afirmam que é possível o atual governo resolver a situação. Em março, 42,4% achavam esta opção crível.

O levantamento ainda aponta que 14,7% dos entrevistados creditam ao governo americano ou ao presidente Donald Trump a culpa pela crise na Venezuela. Outros 12,2% culpam a oposição pela situação do país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: América Latina, crise humanitária, Venezuela, Mundo

+ Mundo