Compartilhe este texto

Hospital em Itacoatiara não tem condições de atender pacientes graves com Covid-19, constata MP

Por Portal Do Holanda

23/04/2020 15h27 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/MP-AM

Manaus/AM - Durante inspeção realizada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), na manhã desta quinta-feira (23), no hospital José Mendes em Itacoatiara, se constatou que a unidade considerada de referência para atendimento de pacientes com Covid-19, não possui condições para receber os casos graves. Segundo a promotora Tânia Feitosa, o hospital não possui leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Apesar da falta de UTI, a unidade preparou uma ala com 17 leitos para receber pacientes infectados com a doença, dos quais 9 já estão ocupados. Não há respiradores e, por isso, pacientes graves estão sendo encaminhados para Manaus, mas estão enfrentando o problema de vagas oferecidas pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

A promotora atestou junto à direção do hospital que alguns respiradores foram comprados, mas quando o equipamento chegou a Itacoatiara, estavam com defeito. Os respiradores foram devolvidos e o dinheiro, ressarcido ao hospital.

A direção informou ainda que o Governo do Estado anunciou o envio de três aparelhos respiradores para o município, mas que ainda não chegaram. Uma empresa privada que tem empreendimentos em Itacoatiara se prontificou de montar 5 leitos de UTI no José Mendes. Em relação aos profissionais de Saúde, a quantidade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) está suficiente. Álcool em gel também se mantém em quantidade normal.

“A nossa preocupação é que essa ausência de leitos de UTI e já tendo o sistema de Manaus em colapso, alguns pacientes graves vão ter muita dificuldade de atendimento. Então o MP já está analisando que ação caberá de ser feita com relação a essa falta de leitos no hospital”, afirmou Tânia Feitosa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus Itacoatiara, COVID-19, governo amazonas, hospital itacoatiara, hospital josé mendes, interior Amazonas, Manaus, Susam, Amazonas

+ Amazonas