Compartilhe este texto

UFAM recebe 1° Festival Amazônico de Quadrinhos

Por Portal Do Holanda

24/10/2018 10h25 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O cenário amazônico de quadrinhos está no seu melhor momento histórico. Representantes da região estiveram na última Comic Con Experience em São Paulo e também no Festival Internacional de Quadrinhos de 2018, que ocorreu em Belo Horizonte, nesse evento os artistas amazonenses tiveram um stand próprio e receberam elogios e cobertura de grandes nomes da arte e da crítica especializada. Além disso, na Bienal de Quadrinhos de Curitiba um representante amazonense foi convidado pela organização do evento para palestrar sobre esse mercado em crescimento em nossa região.

Temos ainda artistas que trabalham para empresas como a Marvel e a Mauricio de Sousa Produções. Logo, não poderia haver um momento melhor para ocorrer o 1º Festival Amazônico de Quadrinhos (FAQ), que vai acontecer em 9 de novembro, no auditório Rio Amazonas da UFAM, de 14h às 21h, que tem como foco divulgar os artistas locais, tanto aqueles que estão começando, quanto os mais consolidados, proporcionando contato direto com o público e também networking entre si.

O evento contará com uma grande atração nacional: o Gustavo Borges que estará fazendo o lançamento oficial da Graphic MSP Recuperação do personagem Cebolinha, criado e eternizado pelo grande Mauricio de Sousa. Gustavo também é responsável pela HQ do Incrível Mundo de Gumball, pelas Graphic Novels Pétalas e Escolhas, além das webcomics A Entediante Vida de Morte Crens e Edgar. Ele também já venceu um prêmio HQMix, o Oscar dos quadrinhos nacionais, na categoria “melhor publicação independente de autor”.

O Gustavo será responsável por uma das palestras do evento, que também contará com palestras do Evaldo Vasconcelos, falando de sua experiência em levar os quadrinhos amazônicos a grandes eventos, do Luiz Andrade, falando sobre publicação de tiras nos dias atuais, dentre outros. Além disso, mais de 20 artistas locais estarão divulgando e vendendo os seus trabalhos.

Há em Manaus, hoje, um público que espera por grandes eventos voltados ao mundo nerd/geek. Tal grupo é formado principalmente por jovens e adultos, que não se sentem mais atraídos pelos eventos que ocorrem na região, muito pela mudança de foco que estes tiveram para obter públicos maiores, mesmo que com menor faixa etária. Uma das propostas do FAQ é justamente suprir a necessidade desse público.

Assim, buscamos inserir o FAQ no calendário de eventos culturais da cidade. Nossa intenção é que o festival ocorra anualmente atraindo um público cada vez maior e fomentando o mercado de quadrinhos local.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Festival Amazônico de Quadrinhos, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural