Compartilhe este texto

Festival de Teatro começa nesta quinta-feira no Teatro Amazonas

Por Portal Do Holanda

12/12/2018 14h42 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/Am -  Da quinta-feira (13), até a próxima segunda-feira (17), Manaus se tornará a capital nacional do teatro. Para iniciar essa jornada pelas artes cênicas, a abertura do evento contará com o espetáculo “A Ira de Narciso”, que traz no elenco no ator carioca Gilberto Gawronski, indicado este ano ao Prêmio Shell de melhor ator, por sua atuação nesta peça. O Shell é o principal prêmio brasileiro na categoria.

“A Ira de Narciso” é um monólogo autoficcional do consagrado dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, com tradução de Celso Curi e direção de Yara de Novaes, que enxerga a peça como um portal de reflexão sobre o artista contemporâneo em embate consigo mesmo e com sua criação.  Este monólogo, em primeira pessoa, relata a permanência do autor na cidade de Ljubljana, onde é convidado a proferir uma palestra sobre o famoso mito de ‘Narciso’.

Tendo como ambientação única o luxuoso quarto 228 do hotel onde o autor está hospedado, o texto descreve os últimos preparativos para realização da conferência e ao mesmo tempo narra os diferentes encontros que o autor mantém com um jovem esloveno que acaba de conhecer.

“A partir da descoberta de uma mancha de sangue no carpete, a exposição da viagem profissional e dos encontros amorosos dão lugar à uma intriga policial obscura e inusitada”, explica Gawronski. “O espetáculo altera sutilmente narrativa, palestra e confissão. Trata-se de uma jornada fascinante e arriscada que conduz o espectador num confuso labirinto do eu, da linguagem e do tempo”, conclui o ator.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo estreou no Festival de Curitiba em abril deste ano, e desde então já fez mais de 30 apresentações em três temporadas na cidade de São Paulo (SESC Pinheiros, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Teatro Sérgio Cardoso), festivais (FIT Rio Preto, Tempo Festival, Fentepp e Mix Brasil) e pelo interior do estado de São Paulo(Rio Claro, Bauru, Jundiaí, Campinas).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural