Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Chegada da Kamélia marca a abertura do Carnaval 2019 em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM -  Ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval, seguindo o legado de 80 anos, a boneca Kamélia chegou a Manaus abrindo oficialmente o Carnaval 2019 na cidade. Reunindo vários foliões, a boneca que é uma tradição da folia de Momo na capital amazonense “chegou” na noite do último sábado(5), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No local, ela foi recepcionada com muita música e alegria por representantes de várias escolas de samba e público em geral.

Conforme manda a tradição de mais de 60 anos, a chave da cidade foi entregue à “Nega do Carnaval” pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula. Após sair do aeroporto, a boneca seguiu em carreata, que tem apoio da Prefeitura de Manaus, para o baile de abertura que estava sendo realizado no Olímpico Clube.

Símbolo

“Antigamente nós tínhamos essa abertura do Carnaval de Manaus era apenas por tradição. A partir de 2013, o prefeito Arthur Virgílio Neto sancionou a lei que instituiu o evento da chegada da Kamélia como abertura oficial do Carnaval de Manaus, e isso é um reconhecimento”, afirmou organizador do evento e presidente do Olímpico Clube, Almério Botelho.

Ele ressaltou ainda que, em 2015, a Kamélia foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, o que é um ganho para a história do Carnaval de salão que marcou a história de Manaus. “A Kamélia surgiu há cerca de 80 anos e o primeiro baile acontece há 78 anos. Na década de 50, o prefeito Walter Rayol passou a entregar a chave da cidade para a Kamélia, mas nunca chegou a entregar pessoalmente. Foi o Gilberto Mestrinho, na época então prefeito, que começou a entregar pessoalmente a chave da cidade, simbolizando a abertura do Carnaval. Essa tradição é mantida desde 1958”, completou.

“Como mestre sala eu tenho 32 anos. Eu acompanho a Kamélia desde quando ela chegava no Porto de Manaus e era durante o dia. É uma honra estar ao lado da Kamélia. Já tivemos mudanças e já ganhamos títulos, mas a tradição é sempre a mesma”, afirmou o mestre-sala Alexandre Silva.

No Olímpico Clube a “Boneca Nega” foi recebida com alegria e fogos de artifícios. Dezenas de foliões brincaram e dançaram ao som da bateria da Escola de Samba Vitória Régia e da banda de Metais da Kamélia.

BASTIDORES DA POLÍTICA

Situação da saúde piora com mortes em maternidade e governo Wilson Lima continua ausente

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.