Compartilhe este texto

Alfândega apreende equipamentos eletrônicos no aeroporto de Manaus

Por Portal Do Holanda

10/08/2020 14h10 — em
Amazonas


Sem documentos, mercadorias chegaram em voo de S. Paulo - Foto: Divulgação/Alfandega MAO

Mercadorias estavam em mala de passageiro procedente de Guarulhos

Manaus/AM - No dia 8 de agosto de 2020 (sábado) servidores da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes realizaram a apreensão de produtos eletrônicos importados, em fiscalização de voos domésticos realizada no terminal de passageiros do aeroporto de Manaus.

A seleção de voos, bagagens e passageiros teve por base o gerenciamento de risco aduaneiro e a utilização intensiva de escâneres (equipamentos de raio-X).

Na fiscalização do voo procedente de Guarulhos/SP, foi identificado um passageiro que transportava mala contendo grande quantidade de produtos de origem estrangeira. Ao ser questionado pela fiscalização aduaneira sobre a documentação das mercadorias, o passageiro declarou que não tinha as notas fiscais de compra, nem outro documento para comprovar que as mercadorias foram importadas de acordo com as normas aduaneiras do Brasil.

A ação de vigilância aduaneira resultou na apreensão de 235 produtos eletrônicos, dentre os quais 60 pen-drives, 60 carregadores de baterias de celular, 30 fones de ouvido, 30 mouses óticos, 20 telas de proteção de celular e 5 celulares Xiaomi Redmi Note 9.

Estima-se em R$ 10 mil o valor das mercadorias. O passageiro foi liberado. Caso ele não comprove o regular pagamento dos impostos sobre as mercadorias, poderá sofrer sanções fiscais e ser indiciado pelo crime de descaminho, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aeroporto de Manaus, alfândega, contrabando, equipamentos eletrônicos, Amazonas

+ Amazonas