Compartilhe este texto

Empresa é flagrada com estoque de 2,3 toneladas de alimentos vencidos em Manaus

Por Portal Do Holanda

23/07/2020 17h05 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Uma empresa da indústria de produtos alimentícios, localizada na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, foi alvo de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), nesta quinta-feira (23). O motivo foi o estoque de alimentos impróprios para o consumo e com validade vencida. Mais de 2,3 toneladas de itens de origem animal impróprios para o consumo humano foram apreendidos. Além disso, os produtos finais eram comercializados com rotulagem não aprovada pela Adaf.

Os produtos foram encaminhados ao aterro sanitário municipal para destruição. A empresa foi autuada e tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto à Adaf. Enquanto isso, estará impedida de comercializar seus produtos até que os problemas identificados sejam sanados.

No total, foram apreendidos 494 quilos de mortadela, 1.390 quilos de carne de frango, 100 quilos de carne moída e 130 quilos de linguiça, entre outros itens de origem animal. Também foram constatados problemas de higiene nas instalações e na armazenagem dos produtos. O proprietário da empresa alegou que houve troca de responsável técnico, mas que o novo profissional contratado deve tomar as providências para regularização.

Foto: Divulgação

A operação foi conduzida pelo técnico de fiscalização agropecuária Caleo Soares e pelo fiscal agropecuário e médico veterinário Haruo Takatani. Caleo orienta que todo estabelecimento que opera com processamento de alimentos de origem animal precisa procurar o escritório da Adaf para buscar orientações antes mesmo de iniciar a produção. “Nossa tarefa não é punitiva. Nossa intenção é assegurar que os estabelecimentos ofereçam à população produtos de qualidade e em conformidade com as exigências legais”, disse o técnico.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Adaf, adaf apreende alimentos manaus, alimentos apreendidos adaf, fiscalização adaf manaus, industria alimentos manaus, Manaus, Amazonas

+ Amazonas