Compartilhe este texto

Unidades de saúde realizam ações gratuitas para Janeiro Branco

Por Portal Do Holanda

17/01/2019 17h27 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM -  Unidades de saúde do estado vão realizar diversas ações para campanha "Janeiro Branco" dedicada à conscientização da sociedade em prol da saúde mental. Serão palestras, roda de conversas e distribuições de material como forma de romper tabus e estigmas que envolvem o tema e promovendo alternativas de cuidados para quem necessita..

Programação - No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Silvério Tundis, no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus, no dia 23 de janeiro, os usuários participam de uma roda de conversa sobre a campanha e sobre saúde mental. Já no dia 25, a roda de conversa será com os servidores. A unidade também realizará diariamente, durante toda a campanha, a distribuição de material informativo e atividades educativas na sala de espera do Caps.

No Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Josephina de Mello, localizado na rua Felismino Soares, 213,  Colônia Oliveira Machado, até o dia 31, haverá diariamente, exibição de filmes temáticos, distribuição de material informativo e palestras com temas voltados para a saúde mental infantil.

Temas - O ciclo de palestras abordará temas como: Saúde Mental e a família, Maus Tratos, Abandono Intelectual, Negligência, Dificuldade de Aprendizagem e Agressividade Infantil. As palestras serão ministradas pela equipe multidisciplinar da unidade.

Na zona oeste, o Caic Alberto Carreira, localizado na avenida Brasil, realiza diversas atividades durante a Campanha Janeiro Branco. A primeira acontece nesta sexta-feira (18), com a palestra psicoeducativa sobre o tema “Depressão pós-parto: sintomas, implicações no vínculo mãe filho e tratamentos”. No dia 22, uma roda de conversa com a participação dos usuários vai abordar o bullying na escola e implicações no rendimento escolar.

Palestras - No dia 24, haverá a palestra “Educação de filhos: erros e acertos”, com a psicóloga Karina Pontes. No dia 28, a psicóloga Karina ministra a palestra “Autismo: identificando sinais precoces”. 

O Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, localizado na avenida Chico Mendes, nº 690, no Novo Israel, um grupo formado por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, apresentarão nos dias 18 e 25, as palestras “Sensibilização quanto as diferenças na sociedade no olhar infantil; Inclusão das crianças portadoras de transtornos mentais na sociedade” e “Autismo – diagnóstico e intervenção” respectivamente.

No Caic Moura Tapajós, a equipe multidisciplinar da unidade vai realizar de 21 a 25 de janeiro, exibição de filmes educativos, palestras e rodas de conversa sobre saúde mental infantil. No dia 25, a unidade realiza o “Dia D” com mobilização da comunidade e panfletagem pelas ruas do bairro.

O Caic Moura Tapajós, está localizado na rua Sumaúma, 606, bairro Monte das Oliveiras.

Policlínica Codajás – Uma extensa programação foi preparada para atender os usuários da Policlínica Codajás, na Cachoeirinha, zona sul. Para a diretora da unidade, Shaira Castro do Vale, a ação vai ajudar os pacientes a entenderem melhor sobre saúde mental.

A programação da Policlínica Codajás começa no dia 28, com a palestra “Como está minha saúde mental” ministrada pela enfermeira Eliane Matos. Durante a tarde acontece a Encenação “Depressão no colaborador”, em parceria com o Centro Educacional Literatus. No dia 29, acontece a palestra “Conversando com os pais sobre a saúde mental”. Já no dia 30, acontece ações voltadas para o servidores da saúde, com as palestras “Saúde mental do servidor” e “Acolhendo o acolhedor”. Ainda no dia 30, também acontece a palestra “Cuidar da vida é cuidar da mente”, ministrada pela enfermeira Diana Oliveira da Silva.

Outras unidades -  A policlínica Zeno Lanzini, localizada na avenida Autaz Mirim, nº 7.035, no Tancredo Neves, recebe a comunidade para um ciclo de palestras e rodas de conversa, entre os dias 21 e 25, para apresentar a campanha Janeiro Branco e abordar temas relacionados a saúde mental.

No dia 30 também haverá ação da campanha Janeiro Branco na maternidade Balbina Mestrinho, na Praça 14.  Uma roda de conversa mediada pela psicóloga Andreia Batista vai levantar temas importantes sobre identificação e tratamentos relacionados à saúde mental.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ações, Janeiro Branco, saúde, Amazonas

+ Amazonas