Compartilhe este texto

Unidades de ensino em Manaus ganham novo sistema de combate ao abandono escolar

Por Portal Do Holanda

25/07/2017 15h22 — em
Amazonas



Manaus/AM- Gestores, professores e secretários escolares das 492 unidades de ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), agora possuem mais uma ferramenta de combate ao abandono escolar. Trata-se de um reforço, com novos comandos, no Sistema Integrado de Gestão (Sigeam), ferramenta que auxiliará o trabalho dos Centros Municipais de Atendimento Sociopedagógico (Cemasps).

Nesta terça-feira, 25, e na quarta-feira, 26, os profissionais participarão de encontro, no auditório da secretaria, zona Centro-Sul de Manaus, para informar como se dará o uso e a funcionalidade da nova ferramenta. Com a inserção no Sigeam, as escolas não precisarão mais preencher manualmente as Fichas de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) e ir aos Cemasps entregar o documento. Todo o processo poderá ser feito pelo próprio Sigeam, reduzindo o tempo entre chamada e atendimento, bem como reduzindo o gasto de papel.

As Ficais são preenchidas pelas unidades de ensino para informar aos Cemasps quando o aluno completa cinco faltas consecutivas ou 10 alternadas, a fim de que os mesmos consigam agir antes que o estudante, de fato, abandone a sala de aula. Os Cemasps também atendem discentes com dificuldades de fonoaudiologia, transtorno de déficit atenção e hiperatividade, negligencia familiar e dificuldades comportamentais.

A chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, Jussara Marques, disse que a ideia de inserir a Ficai no Sigeam surgiu devido a dificuldades que os gestores escolares tinham de entregar as fichas preenchidas manualmente nos Cemasps. Para a educadora, essa ferramenta é inovadora no trabalho do Cemasp dentro da rede.

A coordenadora do Cemasp Rural, Jane Lara Costa, que atende 90 unidades de ensino da Semed, entre as áreas Ribeirinha e Rodoviária, comemorou o novo sistema adotado. Para ela, é uma grande conquista para todos que trabalham com unidades da zona Rural da cidade, principalmente pelas dificuldades de deslocamento para zona Urbana.

O diretor Ednelson Feitosa de Oliveira, da Escola Municipal Abílio Nery, Flores, zona Centro-Sul, disse que o novo sistema veio num momento ideal para agilizar o trabalho dentro de sua unidade, que tem cerca de 500 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abandono escolar, Manaus, unidades de ensino, Amazonas

+ Amazonas