Compartilhe este texto

Semed reforça ações de combate ao abandono escolar em Manaus

Por Portal Do Holanda

27/06/2017 14h59 — em
Amazonas



Manaus/AM- O combate ao abandono escolar ganhará mais uma ferramenta para apoio as ações na rede municipal. Trata-se de um reforço, com novos comandos, no Sistema Integrado de Gestão (Sigeam), ferramenta que auxiliará o trabalho dos Centros Municipais de Atendimento Sociopedagógico (Cemasps). Com a inserção no Sigeam, as escolas não precisarão mais preencher manualmente as Fichas de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) e ir aos Cemasps entregar o documento. Todo o processo poderá ser feito pelo próprio Sigeam, reduzindo o tempo entre chamada e atendimento, bem como reduzindo o gasto de papel.

As novas funções implementadas no sistema visam reduzir o tempo entre as solicitações das escolas e tornar possíveis uma análise quantitativo-qualitativa de alguns dos problemas que as escolas enfrentam em relação à frequência dos alunos, dificuldade de aprendizagem e problemas comportamentais.

Além disso, o sistema também produzirá um mapa com a necessidade de atendimento e mostrará os dados agrupados das Divisões Distritais Zonais (DDZs), facilitando a elaboração de uma estratégia de atendimento.

Para que os dados ajudem a desenvolver um trabalho de maior qualidade, será necessário que as escolas alimentem o sistema constantemente, inclusive, com a atualização regular dos dados dos alunos. Para tal, os gestores das unidades de ensino da Semed passarão por treinamento.

A intenção é iniciar a formação dos gestores no Sigeam nas próximas semanas para que o uso da ferramenta seja iniciado no retorno do recesso escolar.

A chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), Jussara Ribeiro, ressaltou que essa nova ferramenta será importante no combate ao abandono escolar.

Essa ação faz parte da estratégia da secretaria para garantir educação básica de qualidade aos alunos. Segundo a secretária da Semed, Katia Schweickardt, paralelo a esse trabalho que dá mais agilidade aos Cemasps, é fundamental fomentar a consciência dos pais ou responsáveis de que a participação da família é importante para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abandono escolar, Manaus, semed, Amazonas

+ Amazonas